Fliaraxá 2015 será realizado entre os dias 26 e 30 de agosto. Objetivo é incentivar a leitura na cidade.

Afonso diz que é possível ver adesão do público de
Araxá pela leitura (Foto: Reprodução/TV Integração)
A doação de 3.175 livros para a Biblioteca Pública de Araxá marcou o lançamento do Festival Literário da cidade, o Fliaraxá, nesta terça-feira (7). O evento será realizado entre os dias 26 e 30 de agosto, na Fundação Calmon Barreto. Segundo o idealizador e curador do Fliaraxá e diretor da Associação Cultural Sempre Um Papo, Afonso Borges, o objetivo é incentivar a leitura na cidade.
Os livros doados foram arrecadados durante os 76 eventos realizados pelo projeto Sempre um Papo em Belo Horizonte e mais 11 cidades do interior do estado em 2014.
No último ano, 12 mil pessoas passaram pelo evento e 40 mil livros foram vendidos. “A adesão é um reflexo da aceitação. Cada vez mais o público tem aumentado. É possível ver como a população gosta do Fliaraxá e essas coisas não são via de mão única. Se nã fosse o público, o festival não seria nada. Nós alcançamos ótimos índices em relação ao evento anterior”, explicou.
Com o tema “Leitura para Um Mundo Melhor”, a edição de 2014 promoveu o encontro do público araxaense com autores da literatura nacional e internacional.
Projeto Ler Convivendo
O Projeto Ler Convivendo acontece desde 2006 e visa transformar as bibliotecas em espaços de convivência. O programa atua há sete edições com a doação de livros, feita a partir da análise do perfil de cada espaço, priorizando títulos clássicos e que estão em destaque na mídia. A proposta é que a melhoria do acervo gere uma interação na comunidade, a partir de suas lideranças sociais e educacionais.
O projeto prevê a realização de eventos literários em que cada biblioteca recebe atividades culturais relacionadas à literatura, como contadores de histórias e a visita de um escritor. Outra proposta é a qualificação de líderes comunitários sobre assuntos de interesse das comunidades.
Em Araxá, a atividade mais recente do projeto ocorreu em 2014, quando o escritor e autor Içami Tiba visitou a Biblioteca Pública Municipal de Araxá e conversou com professores e bibliotecários.
Fonte: G1