Como parte da programação da Semana da Oficina de Paleografia da UFMG, que comemora três anos de atividades do projeto, será inaugurada hoje (terça, 7, às 16h), na Biblioteca Central, a exposição Desvendar o humano pela escrita do homem, com fotografias dos documentos trabalhados pelos participantes da Oficina durante os encontros semanais.
Na inauguração, será lançado o livro Cadernos de Paleografia: número 1. Publicada em parceria com a Imprensa Oficial de Minas Gerais, a obra apresenta o registro do que foi desenvolvido nos dois primeiros anos da Oficina de Paleografia da UFMG, a dinâmica dos encontros e a riqueza das discussões levantadas pelos oficineiros e convidados.
Fundada no primeiro semestre de 2012, a Oficina de Paleografia é projeto voluntário idealizado por um grupo de alunos e egressos da graduação e da pós-graduação do Departamento de História. O principal objetivo é promover o treinamento na leitura de fontes manuscritas relacionadas à história luso-brasileira.
A paleografia é o estudo técnico de manuscritos que possibilita leitura, transcrição e interpretação desses documentos, levando em conta o contexto histórico a que pertencem. A leitura e a transcrição paleográfica são fundamentais para o historiador, já que possibilitam o acesso direto às fontes de pesquisa.
Fonte: UFMG