Escritor disse que seu acervo tem raridades como entrevistas com Luís Carlos Prestes, Fidel Castro e Yasser Arafat
O escritor e jornalista Fernando Morais anunciou em sua página do Facebook que quer montar uma biblioteca em sua antiga casa localizada em Mariana, Minas Gerais.
“Tenho tentado conseguir alguma instituição que se disponha a comprar a modesta casa em que nasci e que continua exatamente igual ao que era setenta anos atrás”, escreveu. “E quero doar para a cidade minha biblioteca de cerca de quatro mil volumes, comprados um por um, ao longo das últimas décadas”.
O acervo de Morais também contém material fruto de seus 50 anos de trabalho como jornalista. “Há coisas interessantes, que vão desde os áudios de entrevistas com personalidades como Luís Carlos Prestes, Fernando Collor, Fidel Castro, Yasser Arafat e Eric Hobsbawm (…) até coisas curiosas e sem valor que eu chamo de ‘fetiches políticos’ – como a placa original do carro dos pistoleiros da rua Tonelero, o relógio de ouro que Muamar Kadafi me deu, uma caixa de charutos de prata portuguesa com uma dedicatória a mim do comandante Fidel Castro e um taco de beisebol com um bilhete escrito pelo presidente Hugo Chávez”, exemplificou.
O escritor esclareceu que a responsabilidade pela casa e acervo ficará a cargo da Academia Marianense de Letras, na qual ocupa a cadeira de número 13. “Gostaria que esse material pudesse ficar em Mariana, na casa em que nasci, para ser digitalizado e disponibilizado num site para quem se interessar”.
Fonte: Band