As notas dos alunos mineiros e capixabas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto de escolas públicas como particulares, têm colocado as nossas instituições nas posições mais altas do ranking em relação à média obtida pelos estudantes de outros Estados. Das 15.640 escolas públicas e privadas de todo o Brasil que tiveram alunos inscritos no exame, Minas Gerais apresentou seis escolas públicas entre as 10 primeiras colocadas e quatro particulares entre as 12 primeiras. E o Espírito Santo ficou com o primeiro lugar entre as escolas públicas.
O Colégio Santo Antônio, de Belo Horizonte, é uma das escolas que entrou nesse ranking. De acordo com a bibliotecária da instituição, Fabiana Lugão Paiva Mendonça (CRB-6/2187), as bibliotecas e bibliotecários têm papel crucial nesse bom desempenho. “Buscamos fazer um trabalho efetivo, sincronizado com as necessidades e perfil da escola, dos professores e dos alunos, sempre realizando uma triagem minuciosa do que recebemos e apresentando o que de melhor o mercado oferece”, explica.
Fabiana conta que busca manter o acervo atualizado. Ela pontua que o volume de material bibliográfico recebido é gigantesco, sendo necessário filtrá-lo. Os quase três mil alunos da escola que utilizam a biblioteca também recebem atendimento individualizado.
Maiores médias nas provas objetivas no Enem 2014
Escolas particulares:
5º) Colégio Bernoulli – unidade Lourdes (Belo Horizonte/MG) – média 730,33
8º) Colégio Elite Vale do Aço (Ipatinga/MG) – média 719,81
9º) Coleguium (Belo Horizonte/MG) – média 719,71
12º) Colégio Santo Antônio (Belo Horizonte/MG) – média 711,95
Escolas públicas:
1º) Ifes – Campus Vitória (Vitória/ES) – média 700,30
2º) Colégio de Aplicação da UFV – Coluni (Viçosa/MG) – média 693,32
5º) Colégio Militar de Belo Horizonte/MG – média 665,94
6º) Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Barbacena/MG) – média 664,50
7º) Coltec – Colégio Técnico da UFMG (Belo Horizonte/MG) – média 661,66
8º) Campus 1 – BH (Belo Horizonte/MG) – média 658,67
9º) Centro de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) – Campus Timóteo – média 658,04
O papel do bibliotecário
A importância do bibliotecário, os novos desafios enfrentados pelos profissionais e o papel fundamental que eles exercem no processo de formação intelectual dos estudantes foi tema de artigo escrito pela presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), publicado nos jornais Estado de Minas e O Tempo, de Belo Horizonte.
Entre outros pontos, o texto destaca que o bibliotecário “[…] é um agente mediador entre a informação e o usuário. No momento crítico por que passa a educação no Brasil – milhares de estudantes receberam nota zero na prova de redação do Enem –, percebe-se a importância de valorizar o hábito da leitura e o uso frequente das bibliotecas […]”.
Releia os artigos no Blog do CRB-6.