Iniciativa do Instituto Gil Nogueira é desenvolvida desde 2007
![Projeto é desenvolvido em 16 escolas estaduais de Belo Horizonte: (Foto: Divulgação Instituto Gil Nogueira)](https://crb6.org.br/2020/wp-content/uploads/2015/03/Instituto-Gil-Nogueira.jpg)
Projeto é desenvolvido em 16 escolas estaduais de Belo Horizonte: (Foto: Divulgação Instituto Gil Nogueira)
Alunos e professores de 16 escolas estaduais de Belo Horizonte já se preparam para iniciar as atividades do projeto ‘Ler é Viver’. A iniciativa, que é desenvolvida pelo Instituto Gil Nogueira, tem por objetivo incentivar a prática da leitura entre os estudantes do ensino fundamental da rede pública.
No início do mês de fevereiro foi entregue a cada escola participante caixas com os kits de 50 livros, que ficarão disponíveis nas salas de aula. A partir da entrega dos livros as escolas já podem iniciar suas ações com foco na leitura. “Os nossos kits já estão nas salas de aula. Aqui na escola sempre no início das aulas temos um momento dedicado à leitura. Depois cada professor desenvolve um trabalho com os alunos. Alguns pedem os estudantes para fazerem o reconto, outros pedem para fazer a reescrita da parte que o aluno mais gostou”, conta a diretora da Escola Estadual Olímpia Resende, Silvana Pires de Carvalho.
O projeto começou a ser desenvolvido na escola em 2007 e desde que teve início é fácil observar as melhorias. “Quando começou a média de livros lidos pelos alunos do turno da manhã era de 4.9%. Em 2014, essa média foi de 30,9%. Além disso, percebemos o desenvolvimento da leitura, argumentação dos alunos e vemos que eles realmente adquiriram o hábito da leitura”, conclui Silvana.
Projeto ‘Ler é Viver’
Além das escolas estaduais de Belo Horizonte, a iniciativa também é desenvolvida em escolas municipais de Congonhas, Itabirito, Conselheiro Lafaiete, Moeda e Ouro Preto. Serão entregues 303 kits, sendo um kit por sala de aula nas escolas participantes do projeto. No 1º semestre de 2015, o projeto Ler é Viver irá beneficiar cerca de 7.000 crianças.
Fonte: Governo de Minas Gerais