Entre os dias 21 e 23 de junho, a Bibliotecária-fiscal de Orfila Mudado (CRB-6/756), do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), esteve na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo para visitar 13 instituições de ensino na região, entre elas, a Escola São Camilo de Lellis, que estava irregular.
Como resultado da ação do Conselho, a Escola tomou medidas imediatas para regularizar sua situação e contratou a Bibliotecária Karla Sessa de Lima (CRB-6/1015ES) para atender às exigências legais quanto à presença de um Bibliotecário na coordenação da biblioteca local. Essa ação demonstra o comprometimento da escola em assegurar um ambiente educacional em conformidade com as normas e regulamentos, garantindo, assim, o acesso adequado e a qualidade dos serviços bibliotecários oferecidos aos seus alunos e professores.
A profissional contratada estava trabalhando como motorista de aplicativo quando uma passageira lhe informou sobre a vaga na escola. Sem hesitar, ela enviou seu currículo. Karla não estava ciente de que a vaga havia surgido devido às ações do Conselho, mas ela considera “excelente saber que existe um órgão fiscalizador que, por meio da fiscalização, garante que as vagas sejam preenchidas por profissionais qualificados.”
Como recém-chegada à equipe, Karla mencionou que a biblioteca já tem projetos em andamento, como contação de histórias e oficinas. Além disso, a Bibliotecária revelou que deseja desenvolver diversos projetos “inicialmente foco em leitura de gibis para assimilação da comunicação e da linguagem escrita, e poesias para despertar emoções”.