A delegada regional do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6) no Estado capixaba, Júlive Argentina (CRB-6/819ES), é a mais nova integrante da Academia Cariaciquense de Letras (ACL). Ela é a primeira Bibliotecária a ocupar uma cadeira. A eleição foi realizada no último 1/10.
“É uma honra representar os Bibliotecários. Eu sou a única Bibliotecária presente na academia e isso é muito bacana. Nós, Bibliotecários, temos que nos enxergar como agente sociocultural e cultural, saber que o nosso trabalho é muito relevante para nossa comunidade, nossa cultura e, principalmente, para o cidadão”, afirma a delegada do CRB-6.
A abertura do processo de inscrições para o preenchimento das cadeiras disponíveis (12, 16, 18 e 19) ocorreu em julho. Os interessados tiveram de enviar uma carta indicando seu desejo de concorrer a elas, anexando currículo cultural, livros (caso tivessem) e comprovação de trabalhos publicados.
A nova integrante da academia ocupa a cadeira 19, cuja patronesse é a escritora Judith Leão Castello. “Judith foi a primeira mulher a ingressar na Academia Espírito-Santense de Letras. Sem dúvidas, ela é um exemplo de mulher pioneira e empoderada. Uma honra representar alguém tão influente e que fez história na cultura capixaba e nacional”, ressalta Júlive.
Também foram eleitos para a ACL a atual secretária de Cultura de Cariacica, Nina Santos, a jornalista e escritora Elaine Dal Gobbo e o escritor Marcos da Vitória.