Ao vir para o Brasil em 1808, D. João trouxe também a Biblioteca Real. Inaugurada em 29 de outubro, no Rio de Janeiro, comportava livros, mapas, moedas e medalhas. A data da inauguração, portanto, foi definida como Dia Nacional do Livro, e, para comemorar, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6) preparou uma programação especial.
O “Mês da Leitura e do Livro” começou na semana passada com lives relacionando a Biblioteconomia a diversos temas. O próximo bate-papo será “Relato de experiência: A gestão de um sistema de bibliotecas públicas de terminais rodoviários no Estado do Espírito Santo”. O evento ocorre hoje, às 14h, com participação da coordenadora do Departamento de Extensão da rede de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo (BPES), Marisane Vasconcelos, e mediação de Micheli Freitas (CRB-6/937 ES).
Desde o início da programação, o CRB-6 realizou as seguintes lives “Os desafios no pós-pandemia: a saúde mental em casa e no ambiente de trabalho”, “Bibliotecas transmidiáticas”, “Da sala de arquivo para a mesa da diretoria: Como tornar sua função mais estratégica” e “Relato de experiência: A importância dos coletivos de jovens e o trabalho com a comunidade do entorno da biblioteca pública”.
A primeira delas, no último dia 13, relembrou o Dia Mundial da Saúde Mental e alertou para a importância da atenção ao tema. Sob mediação do presidente do CRB-6, Álamo Chaves (CRB-6/2790), o evento contou com a participação da presidenta do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), Lourdes Machado e da presidenta do Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-ES), Maria Carolina Roseiro.
Já a live “Bibliotecas transmidiáticas” mostrou que, mais do que nunca, as bibliotecas precisam ampliar seu olhar para que continuem justificáveis, significativas e, sobretudo, sustentáveis. O bate-papo contou com a participação da vice-presidente do Conselho, Izabela Capovilla (CRB-6/1293), mediação do Bibliotecário Bruno Moreira de Moraes (CRB-6/3270) e abertura de Rosana Trivelato (CRB-6/1889), diretora administrativa do CRB-6.
Já “Da sala de arquivo para a mesa da diretoria: Como tornar sua função mais estratégica” contou com a participação da sócia-diretora da Organizator Consultoria em Informação Instrutora do CTDOC, Elaine Restier. O “Relato de experiência – A importância dos coletivos de jovens e o trabalho com a comunidade do entorno da Biblioteca Pública” teve a participação da assistente de Diretoria da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), Lara Espíndola, e a mediação de Paulo Roberto Camargo Machado Júnior, assistente técnico do Setor Infantojuvenil da BPES.
Próximas lives
Até o fim de outubro, o CRB-6 ainda promoverá mais lives. Confira a programação:
26/10, às 14h – “Relato de experiência: A gestão de um sistema de bibliotecas públicas de terminais rodoviários no Estado do Espírito Santo”, com a coordenadora do Departamento de Extensão da BPES, Marisane Vasconcelos, e mediação de Micheli Freitas (CRB-6/937 ES).
27/10, às 14h – “Relato de experiência: A atuação de uma Bibliotecária integrante da Comissão do Projeto Midiateca da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES)”, com a coordenadora do Departamento de Processamento Técnico da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), Aline Moreira (CRB-6/876 ES), e mediação de Júlive Argentina (CRB-6/819 ES), delegada regional do CRB-6 no Espírito Santo.
27/10, às 19h – “Desmistificando os concursos públicos para o cargo de Bibliotecário”, com a Bibliotecária do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ana Patrícia Guimarães, e mediação de Rosana Trivelato.