O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) têm realizado diversas fiscalizações e entre os dias 24 e 28 de abril, a Bibliotecária-fiscal Jozane Pacheco (CRB-6/3733) esteve nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, todas em Minas Gerais.
Nos dias 24, 25 e 26 a profissional esteve em Ipatinga visitando 15 instituições, tendo sido autuadas 5 escolas municipais e 2 escolas estaduais. Além disso, foram fiscalizadas, também, escolas e faculdades particulares, das quais 2 foram autuadas. Em uma delas, a instituição soliciou ao CRB-6 um prazo para realziar a contratação de Bibliotecário.
Em Coronel Fabriciano, as visitas ocorreram no dia 27 e, das 6 instituições visitadas, somente a biblioteca pública municipal estava regular. Diante disso, 2 escolas municipais, 1 escola estadual e 2 instituições privadas foram autuadas.
Já em Timóteo, durante a visita realizada no dia 28, foram autuadas a biblioteca pública municipal, 1 escola municipal e 1 instituição privada. Além disso, uma instituição particular que também estava irregular pediu prazo ao Conselho para efetivar a contratação de um Bibliotecário.
O presidente Álamo Chaves (CRB-6/2790) destaca que “o Vale do Aço sempre foi ponto de atenção do CRB-6 dado ser uma das regiões mais ricas do Estado e, por isso, com grande potencial de contratação de profissionais. As denúncias recebidas da região foram bem poucas mas, ainda assim, enviamos nossa fiscalização para vistoriar as bibliotecas locais.As instituições irregulares serão julgadas em breve, podendo ser penalizadas com multa, caso não contratem Bibliotecários.”