A atual gestão do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem desempenhado grandes esforços para intensificar a fiscalização em Minas Gerais e no Espírito Santo. Visando isso, no dia 22 de agosto, a Bibliotecária-fiscal do CRB-6, Orfila Mudado (CRB-6/756) esteve no município mineiro de Caxambu, para visitar e fiscalizar 5 instituições.
Dentre as instituições foram fiscalizadas 3 escolas municipais e a biblioteca pública municipal, que estavam irregulares e foram autuadas, além de uma faculdade particular que estava regular.
Vale ressaltar que o Conselho tem como objetivo e função primordial, garantir, à sociedade, o acesso seguro a serviços cuja legislação vigente determina que devem ser executados exclusivamente por profissionais com diploma de graduação em biblioteconomia, reconhecido pelo Ministério da Saúde (MEC), e registro ativo na autarquia.
Visando a função social, mais do que penalizar as instituições regulares, o Conselho pretende conscientizar as instituições para que realizem a contratação de um profissional Bibliotecário e, assim, regularizar a situação, antes que seja realizado o julgamento e que as irregularidades sejam penalizadas.