No dia 7 de agosto, a Bibliotecária-fiscal do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Jozane Pacheco (CRB-6/3733), esteve na cidade de Itabira, em Minas Gerais, para fiscalizar 5 instituições na cidade. Somente uma das instituições estava em conformidade com a legislação, as demais foram autuadas.
Durante a visita, foram vistoriadas 4 escolas municipais e a Biblioteca Pública Municipal Luiz Camilo de Oliveira Netto, que estava regular. As escolas municipais, por sua vez, estavam em descumprimento das Leis Federais n.º 4.084/62, n.º 9.674/98 que determinam que o exercício da profissão de Bibliotecário é privativo dos bacharéis em Biblioteconomia registrados no Conselho Profissional da sua jurisdição.
Denuncie
Se você tem conhecimento sobre a ausência de um Bibliotecário ou identificou a prática ilegal da profissão, não hesite em comunicar ao CRB-6. Sua denúncia pode ser feita por meio do portal www.crb6.org.br/denuncie ou através do e-mail crb6@crb6.org.br. É importante ressaltar que todas as informações do denunciante serão mantidas em total sigilo.
As denúncias desempenham um papel fundamental como parceiras da Comissão de Fiscalização do Conselho. A cada mês, a comissão estabelece um planejamento detalhado das instituições que serão inspecionadas nos próximos dias. Aquelas cidades e instituições que são alvo de denúncias recebem prioridade. Essa abordagem estratégica possibilita atingir com mais eficácia o objetivo central: verificar se há um Bibliotecário devidamente registrado no CRB-6 e em dia com o pagamento da anuidade.