O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) é responsável por fiscalizar a atuação dos Bibliotecários em sua jurisdição. O objetivo é garantir que os profissionais estejam qualificados e que as instituições proporcionem um ambiente propício ao desenvolvimento da informação e do conhecimento para a sociedade.
O CRB-6 tem intensificado seus esforços de fiscalização, e isso se reflete no expressivo número de mais de 1.300 ofícios enviados, de janeiro a julho deste ano, a profissionais e a instituições irregulares como, por exemplo, aquelas que facilitam o exercício irregular da profissão. Os ofícios tem o intuito de alertar sobre as questões identificadas e fornecer orientações para correção das irregularidades, uma vez que a atuação do Conselho não se restringe apenas à punição de infrações. A abordagem é orientativa e colaborativa, visando a correção das irregularidades e o fortalecimento da área como um todo, incluindo o suporte aos profissionais e instituições para que possam se regularizar e melhorar suas práticas.
Dentre os assuntos dos ofícios enviados estão a falta de Bibliotecários nas bibliotecas, questionamento de concurso público, questionamento de cursos de pós-graduação, designação Estado de Minas Gerais e questões éticas. Além disso, a Comissão de Fiscalização realizou 65 julgamentos, recebeu e apurou 330 denúncias e respondeu a 782 e-mails.
A Assessoria Jurídica do Conselho, por sua vez, realizou 182 pareceres jurídicos, 180 manifestações em ações judiciais e respondeu a 242 demandas de Bibliotecários.
Durante o período foram realizados 220 novos registros profissionais.
O CRB-6, também, obteve resultados positivos em suas atividades de comunicação, confira:
A página conta com 4.300 curtidas e, durante o período, teve 407 publicações, gerando 390 compartilhamentos e 124 comentários. Além disso, as publicações receberam um total de 2.294 reações.
O perfil atingiu a marca de 3.270 seguidores e foram realizadas 376 publicações. As postagens receberam um total de 28.194 curtidas e 1.522 comentários.
As atividades no LinkedIn resultaram em 570 compartilhamentos, 5.124 reações e 100 comentários. O número de seguidores da página atingiu 1.532.
YouTube
Foram publicados 10 vídeos no canal, gerando um total de 3.651 visualizações e conquistando 1.967 inscritos.
Além disso, a equipe produziu um total de 30 boletins informativos e 2 boletins especiais, totalizando 182 conteúdos exclusivos que forneceram informações importantes e relevantes para a biblioteconomia. As matérias foram enviadas para os e-mails cadastrados e publicados no site e aplicativo do Conselho.