O Sistema CFB/CRB tem envidado esforços para a concretização da Lei 12.244/2010, que dispõe sobre universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. A Lei, promulgada em 2010, dá o prazo até 2020 para que todas as escolas públicas e privadas tenham bibliotecas com bibliotecários.
Por intermédio da Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB-BA), o CFB e CRB-5 estiveram no gabinete do Secretário de Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto Filho, com o propósito de garantir que a Bahia trabalhe no sentido do cumprimento da Lei. O CFB e CRB-5 entregaram ao Secretário uma minuta de projeto de lei de criação do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolas e receberam a notícia de que a SEC reestruturou o setor que coordena bibliotecas escolares, que agora conta com o apoio da Bibliotecária Maria das Graças Ribeiro. Esta já iniciou um diagnóstico e elaboração de projeto para a reestruturação para 80 bibliotecas.
O Secretário informou que a Biblioteca do Colégio Central em Salvador já foi reformada e encontra-se em pleno funcionamento. Sendo o Central um colégio de grande importância para a Bahia, sua biblioteca possui acervo qualificado e de valor histórico.
O Secretário se comprometeu em ampliar o grupo de trabalho liderado por Graça Ribeiro, agregando a ele o CFB e CRB-5 e especialistas baianos da área.
Na oportunidade, o CFB e CRB-5 entregaram à Deputada Alice Portugal o diploma de agradecimento pelos relevantes serviços prestados à Biblioteconomia Brasileira. Alice Portugal teve papel fundamental na aprovação da Lei 12.244/2010.
Fonte: CFB