Municípios foram selecionados pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio de edital
O Edital de Criação de Bibliotecas Públicas Municipais 2016 selecionou os municípios de Córrego Danta, Formiga, Congonhas, Belo Vale e Jaboticatubas para receberem novas bibliotecas. Cada uma terá, no mínimo, mil itens no acervo, entre livros, livros em braille, periódicos, CDs, DVDs e audiolivros, além de estantes e carrinhos para transporte, que demandarão R$ 50 mil em recursos por unidade.
A iniciativa é da Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, e tem como objetivo democratizar o acesso à informação, à leitura e ao livro e criar condições para o desenvolvimento cultural, social e humano dos usuários.
A Biblioteca Municipal de Córrego Danta, que possui 3.300 habitantes, estava fechada há cerca de 20 anos e será reativada graças ao incentivo dado pelo Estado. Os recursos destinados a Formiga, por sua vez, serão empregados na instalação da primeira biblioteca de Pontevila, distrito situado na zona rural. “A comunidade é bastante carente em equipamentos culturais e a Biblioteca Municipal vem suprir um pouco essa lacuna. Estou certa de que o novo espaço terá um papel fundamental na disseminação de literatura e cultura na região”, afirmou Heloisa Silva Sousa Pinheiro, supervisora de Bibliotecas Públicas do município, em depoimento ao G1.
Todas as novas bibliotecas devem iniciar suas atividades ainda em 2017.