A função social das bibliotecas torna-se cada vez mais necessária para a sociedade, principalmente pelo expressivo uso de tecnologias da informação e da comunicação. O uso dessas tecnologias no processamento técnico, preservação, busca, acesso e disseminação da informação faz com que os profissionais da informação revejam alguns conceitos.
O tradicional conceito de propriedade na formação e desenvolvimento das coleções de acervo das bibliotecas independe do local e formato onde a biblioteca está localizada. Essa situação auxilia a prática de compartilhamento de produtos e serviços entre os bibliotecários. Ranganathan indica em uma das suas leis que “a biblioteca é um organismo em crescimento”, dessa forma frente aos serviços de informação cada vez mais especializados onde o crescimento parece nunca acabar, a quinta lei de Ranganathan expõe a realidade de trabalho dos bibliotecários. Em contrapartida, o aumento de volume das informações gera custos com materiais, pessoal capacitado e armazenamento.
As facilidades promovidas pela Tecnologia da Informação induz gestores de diversas bibliotecas, em especial as universitárias, a desenvolver ações de cooperação com base na necessidade dos usuários de terem acesso a informação rápida e de qualidade. As bibliotecas se organizam e se relacionam entre si a fim de intercambiar recursos e serviços. Os benefícios da cooperação entre os bibliotecários são muitos, tais como: constituição de catálogos coletivos, empréstimo entre bibliotecas, catalogação compartilhada, entre outros.
Algumas bibliotecas passam por cortes ou estagnações orçamentárias, mas ao mesmo tempo tem de forma cada vez mais exigente a necessidade de adquirir Publicações em seus mais diversos formatos, essas bibliotecas levam a valorização das iniciativas colaborativas, tais como os consórcios de bibliotecas e o uso de novas tecnologias alicerçadas na internet, visando sempre a redução de custos na aquisição e processamento da informação.
A cooperação entre bibliotecas, representa a reformulação do papel das bibliotecas e dos bibliotecários e requer empenho dos profissionais envolvidos, a fim de alcançar o principal objetivo das bibliotecas que é o de promover o acesso a informação e ao conhecimento.
Fonte: Vértice Books | Cátia Cristina Souza