Imagine ir ao supermercado e no meio dos produtos encontrar um livro? Ou então pegar um táxi e no banco traseiro achar um exemplar para ler no caminho da viagem? Ou mesmo poder ler um livro enquanto espera um ônibus? Se você estiver na Paraíba, São Paulo, Vitória, Campo Grande ou em Belo Horizonte, poderá ter acesso a obras literárias distribuídas dessa forma.
Os motoristas de táxis que fazem parte do projeto Bibliotáxi deixam exemplares no carro para que as pessoas os leiam durante o percurso ou os levem para casa na Paraíba, em Vitória e em São Paulo. Os passageiros encontram diversos gêneros, como literatura, biografia e ficção. O Bibliotáxi tem parceria com a EasyTaxi , que se encarrega de buscar mais doações.
Terminais rodoviários de cidades do Mato Grosso do Sul, como campo Grande e General Osório, receberam pontos de leitura que contém livros de diversos gêneros. A iniciativa tem por objetivo estimular o hábito de ler nos usuários do transporte coletivo, que podem levar as obras para casa e fazer doações. Clique aqui e saiba mais.
Em Belo Horizonte, a mercearia-biblioteca Porteirinha, localizada em um bairro na região noroeste da capital, aberta há dois meses, disponibiliza livros aos clientes que fazem compras lá. Não há exigências quantos aos empréstimos dos exemplares, é necessário apenas informar os dados pessoais ao dono do estabelecimento. A proposta já incentivou os compradores da mercearia a fazerem doações de livros. Veja a matéria aqui.
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) apoia iniciativas como essas e acredita que a criatividade é fundamental para o inventivo a leitura. Você conhece casos assim? Envie pra gente através do e-mail crb6@crb6.org.br. Em nosso Blog, há diversos outros exemplos de iniciativas como essas. Acompanhe aqui.