A decoração escolhida para esse novo espaço tem móveis europeus do século XVII

A estante de farmácia portuguesa do século XIX é um dos destaques do ambiente. Muitas poltronas neoclássicas francesas compõem a biblioteca (Foto: Divulgação)
O Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, inaugura um novo ambiente para seus hóspedes desfrutarem: uma biblioteca. Para trazer aos visitantes essa área de descanso e leitura, o luxuoso hotel, inaugurado em 1923 e desenvolvido pelo arquiteto francês Joseph Gire, selecionou peças garimpadas em países como Inglaterra, França, Portugal e Brasil. O mais interessante é que os móveis propõem uma viagem no tempo, com itens do século XVII até o XIX.

Do hall do hotel, esta é a visão que se tem da entrada da biblioteca. Os tons quentes e a madeira deixam o local especialmente acolhedor e confortável (Foto: Divulgação)
Muitas cores quentes, sobretudo o vermelho, estampas florais e madeira tornam o espaço acolhedor. Sob uma grandiosa mesa francesa com cadeiras de diferentes modelos, um cavalo de carrossel é o destaque no local. “Procurei móveis eruditos, cheios de classe, que contrastam com as peças inglesas. Escolhi itens muito relevantes para o espaço, onde quatro países são representados”, conta Arnaldo Danemberg, da marca carioca Arnaldo Danemberg Antiquário, que construiu cada detalhe do ambiente.

Outro destaque é o cavalo de carrossel todo em madeira que fica em cima de uma grande mesa cheia de livros. As cadeiras são francesas e de modelos variados (Foto: Divulgação)
Móveis de farmácias portuguesas em pinho de riga, poltronas neoclássicas, estante giratória para livros trazida da França e feita em madeira nogueira são outros itens que enriquecem esta biblioteca. “A inspiração para montar o ambiente veio do quanto eu acredito que a leitura representa para a humanidade. Já perceberam que nesses espaços não há músicas ou barulhos? É para o homem se escutar, estar com ele mesmo”, ressalta Danemberg. O Copacabana Palace é conhecido por seu requinte e por já ter hospedado personalidades que vão desde o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva até a banda Rolling Stones.

Detalhes da grande mesa central, de origem francesa, e suas cadeiras, uma diferente da outra (Foto: Divulgação)
Fonte: Casa e Jardim