A Delegacia Regional do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), criada há 14 anos pela Resolução CFB nº 111 de 1 de março de 2010, exerce funções fundamentais para a regulamentação da profissão no Espírito Santo. Entre as atribuições dos Delegados Regionais estão a fiscalização do exercício profissional, a promoção das diretrizes do CRB e o cadastro de Bibliotecários e instituições de informação.
Além disso, devem relatar mensalmente e anualmente ocorrências relevantes ao CRB e prestar contas dos bens sob sua responsabilidade. Desde 2019, essa função é realizada pela Bibliotecária Julive Argentina (CRB-6/819ES), eleita na gestão da Dra. Marília de Abreu Martins de Paiva (CRB-6/2262), presidente do CRB-6 à época.
Para a Dra. Marília Paiva, Júlive se destacou desde a chegada. Com personalidade e presença adoráveis, mostrou-se, ainda na entrevista, inteligente, profissional, comprometida com a sociedade e com a categoria profissional. Nos anos seguintes, ela manteve o padrão. “Uma profissional exemplar, sem dúvida, tanto nas suas atividades específicas de Bibliotecária quanto nas atividades de representação da categoria em atividades sociais, políticas e acadêmicas”, pontua a ex-presidente.
Júlive vem exercendo suplementarmente a fiscalização do exercício profissional, informando ao CRB qualquer irregularidade, ilicitude e zelando pelo cumprimento da legislação específica, sobretudo pelo prestígio e bom nome da classe.
Primeira Bibliotecária a ocupar uma cadeira da Academia Cariaciquense de Letras (ACL) em outubro de 2021, a delegada do CRB-6 ocupa a cadeira 19 da ACL, cuja patronesse é a escritora Judith Leão Castello. Honrada por ser a única a representar os Bibliotecários, ela destaca que “nós, Bibliotecários, temos que nos enxergar como agente sociocultural e cultural, saber que o nosso trabalho é muito relevante para nossa comunidade, nossa cultura e, principalmente, para o cidadão”, afirma.
Para a conselheira Marcelle da Silva Coelho Queiroz (CRB-6/621ES), Júlive se destaca como a melhor em sua área. “Ela construiu uma rede de contatos. Sua habilidade diplomática a deixa à vontade em qualquer evento que tenha que se apresentar, representando sempre bem o CRB-6. Busca constantemente o desenvolvimento da biblioteconomia capixaba, sua contribuição até hoje traz muita segurança e solidez à Delegacia do CRB-6”, destaca.
Júlive é uma verdadeira defensora da importância dos Bibliotecários como agentes culturais e sociais, promovendo a valorização da profissão e a relevância do trabalho biblioteconômico para a sociedade. Com seu olhar atento e suas ações dedicadas, ela continua a fortalecer a comunidade Bibliotecária e a enriquecer a cultura capixaba.
Últimas articulações da delegada regional
Júlive Argentina participou de uma reunião realizada em 18 de setembro, onde dialogou com a candidata a vereadora de Cariacica, Nina Santos. O encontro, que contou com a participação de cerca de 15 Bibliotecários e convidados, teve como foco as demandas da profissão no município. Nina Santos apresentou propostas para fortalecer a Biblioteconomia, como a criação de uma Coordenação Municipal de Bibliotecas Escolares e a promoção de concursos para a contratação de Bibliotecários, alinhando-se às diretrizes da Lei 12.244/2010. A candidata comprometeu-se a ser a voz da categoria na Câmara de Vereadores, caso eleita.
Já no dia 26 de setembro, Júlive Argentina participou da oficina “Futuro do cuidado, bem-estar, segurança e coesão social”, que integra o Plano ES 500 Anos. O evento reuniu especialistas e representantes de diversas áreas para discutir temas fundamentais como saúde, educação, inclusão social e desenvolvimento humano. Durante a oficina, os participantes se dividiram em grupos para dinamizar a troca de ideias, enfatizando a importância da cocriação na construção de um futuro sustentável para o Estado nos próximos dez anos.
No dia 7 de outubro, Júlive também esteve presente na sessão solene em comemoração aos 59 anos da Administração do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES). O evento contou com a palestra de Leandro Figueiredo, especialista em alta performance, que abordou a importância da adaptação às transformações digitais. O público teve a oportunidade de interagir com o palestrante, refletindo sobre os desafios e oportunidades que a tecnologia traz para a administração pública e as profissões regulamentadas. As iniciativas e participações da Delegada evidenciam seu compromisso com o fortalecimento da profissão e a construção de um futuro mais integrado e inclusivo para os Bibliotecários e a sociedade capixaba.