Cariacica é uma cidade que fica há apenas 15,8km da capital, Vitória (ES). Com uma população de quase 350 mil habitantes, o município inaugurou, em 11 de agosto de 2005, a Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas. Porém, em 2007, ela foi desativada.
Apenas agora, em 11 de agosto deste ano, o espaço, com 200 m², foi reaberto, com direito a um evento ao som do grupo cariaciquense “João Vinicius e Banda” e a presença do o Governador do Estado do Espírito Santo, Paulo César Hartung Gomes; do Secretário Municipal de Cultura, Carlos Délio da Silva Ferreira; do Presidente da Câmara Municipal de Cariacica, Cesar Lucas; da diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo, Rita Maia e do deputado estadual Marcos Bruno. A cobertura da reabertura pode ser conferida no site Prefeitura Municipal de Cariacica.
A diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo, Rita Maia, com o Governador do Estado do Espírito Santo, Paulo César Hartung Gomes e o Prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior durante a reabertura da Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas. (Foto: Prefeitura Municipal de Cariacica)
Quem assumiu o cargo de bibliotecária foi Marcelle Coelho Queiroz (CRB-6/ES 621), após prestar concurso público aberto pela prefeitura da cidade para contratação de 60 bibliotecários. Ela assumiu no final de 2012 e, desde então, busca formas de reorganizar todo o espaço e acervo, que conta com cerca de oito mil itens entre livros, CDs e DVDs.
Marcelle Coelho Queiroz, bibliotecária responsável
Caminhos alternativos
O trabalho realizado por Marcelle deixa claro que o amor pela profissão faz toda a diferença. “Logo que assumi fiz um diagnóstico de tudo que a biblioteca precisava. Solicitei verba à prefeitura e busquei, também, formas alternativas, como a participação no edital do Projeto CDI Bibliotecas, para recebermos dez computadores”, conta.
O projeto é uma iniciativa do Comitê para a Democratização da Informática (CDI) com o patrocínio da The Bill & Melinda Gates Foundation, que visa ajudar líderes e profissionais da biblioteca pública a integrar ideias e serviços inovadores nesses espaços em resposta à evolução das necessidades de suas comunidades.
A iniciativa foi bem sucedida e a Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas foi uma das duas selecionadas no Espírito Santo, entre 50 contempladas em todo o Brasil.
Os objetivos do projeto são:
- Fomentar a criação de um ambiente de inovação nas bibliotecas que seja referência para ampliar o acesso à leitura e ao conhecimento.
- Contribuir na formação dos bibliotecários e profissionais que atuam na biblioteca para maior integração de tecnologia em suas atividades.
- Cocriar com os bibliotecários novas práticas onde o uso da tecnologia estimule o acesso à informação para melhoria na qualidade de vida da comunidade.
- Estimular a liderança nos bibliotecários para aprimorar o engajamento da comunidade em atividades de incentivo ao aprendizado, acesso à informação e à leitura.
- Colaborar para ampliar a relevância das bibliotecas em suas comunidades, gerando histórias de sucesso e garantindo a continuidade e ampliação do projeto.
Os dez computadores devem ser entregues no mês de setembro, tornando uma realidade o telecentro. A biblioteca está se estruturando para oferecer, também, uma sala multiuso, com doze cadeiras, prancheta e tevê. “Neste espaço poderá acontecer palestras, minicursos, reuniões, sendo também um local para estudos”, explica Marcelle. Hoje ela já conta com uma recepção geral, banheiros acessíveis, sala de leitura, sala de processamento técnico e espaço infantil.
Espaço Infantil
Projetos
Além dos cursos que serão oferecidos pelo CDI, Marcelle planeja realizar uma série de outros eventos na biblioteca. Já para outubro a bibliotecária pretende realizar eventos no Mês da Criança. Entre as atividades está a contação de histórias.
Além disso, a bibliotecária deseja promover o lançamento de livros de autores locais, lançamento da página da biblioteca no site da prefeitura, lançamento de página no Facebook e um Blog. Outra ideia é envolver a comunidade em um concurso para a criação de uma logomarca para a biblioteca.
Fachada da Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas
Sobre todos estes projetos, Marcelle conclui dizendo que “Cariacica ficou cerca de oito anos com a biblioteca fechada. Nosso desejo com sua reabertura é que ela não seja um depósito de livros e sim um espaço de encontro, cultura e lazer. Um lugar cheio de vida e conhecimento pra ser compartilhado”.
Serviço
Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, de Cariacica
Rua Vale do Rio Doce, 34, Campo Grande – Cariacica (ES)
Telefone: (27)3386-3376
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 8h às 17h