Após fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) em diversas instituições de Cariacica, no Espírito Santo, o Colégio Passionista (CEVIP) contratou a Bibliotecária Graciela Cassuce de Andrade (CRB-6/896ES), para regularizar a situação.
A profissional conta que ficou sabendo da oportunidade porque leciona na Sociedade Educacional Vicente Pelicioni na qual ministra aulas de artes para o segundo e nono anos do ensino fundamental 1 e 2 respectivamente. “Em decorrência das aulas, fui convidada pela direção do CEVIP para assumir as atribuições de Bibliotecária da biblioteca”.
Além disso, por ter assumido o cargo há pouco tempo, Graciela revela que, no momento, não pensa em projetos: “penso ser necessário fazer um diagnóstico situacional identificando a real situação da biblioteca, traçando prioridades, potencialidades, dificuldades e interesses da instituição, para que, juntas, possamos estabelecer as propostas de atuação e os projetos a serem implantados ou implementados”.
A Bibliotecária, que atua pela primeira vez na área, conta que cursou o pré-vestibular em 2005: “iniciei minhas pesquisas sobre possibilidade de cursos noturnos ofertados pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), visto que trabalhava durante o dia e que precisava seguir trabalhando e estudando. Desejava fazer um bacharelado e a Biblioteconomia se mostrou atendendo aos meus critérios de elegibilidade. Aprovada, então, no curso de biblioteconomia, fui aos poucos me identificando e, à medida que avançava no curso, mais me encantava”.
Para o futuro, Graciela espera que “nossos governantes valorizem as bibliotecas escolares e que os legisladores brasileiros estabeleçam o dimensionamento de Bibliotecários, principalmente, em escolas públicas, privadas e filantrópicas, com o objetivo de oferecer, adequadamente, os serviços de apoio ao ensino, garantindo aos usuários (alunos, professores e comunidades em geral) os serviços bibliotecários, apoiando, incrementando e fortalecendo o projeto pedagógico das escolas, além de valorizar a leitura literária, ampliando assim o conhecimento. Espero, ainda mais especificamente, poder contribuir de maneira útil e permanente na área, fazendo diferenças positivas aos educandos do CEVIP”.