Colégio Marista, de Uberlândia, cria campanha ‘Uma dúzia de diversão’.Em pouco mais de uma semana, ideia arrecadou mais de 100 livros.
O colégio Marista de Uberlândia desenvolve um trabalho para incentivar à leitura das crianças. “Uma dúzia de diversão” é o nome da campanha onde os 70 alunos das três turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental passam, de sala em sala, em todas as turmas do colégio pedindo que os estudantes doem livros. Depois de receber a doação, os materiais são escondidos em vários pontos da escola e quem achar, fica com a obra.
Em pouco mais de uma semana foram arrecadados mais de 100 livros. “Esse projeto envolveu muito todos os estudantes, tanto do turno da tarde quanto da manhã, porque a leitura tem que ser muito envolvente. Com essa arrecadação dos livros, os alunos aprenderam que a leitura é uma forma de diversão. Isso também é bom porque eles vão doar os livros para eles mesmos”, disse a coordenadora pedagógica, Paula Pereira Castro.
Depois de etiquetados, os livros vão para o chão da escola. A ideia é que eles sejam recolhidos e levados para casa pelos estudantes. “Através disso nós trabalhamos também a solidariedade. Mostramos para eles o quão importante é dividir, compartilhar. Com esse manuseio dos livros hoje, eles estão buscando palavras novas, histórias diferentes”, comentou a professora Lilia Aparecida Rosada.
Uma das estudantes do colégio, Larissa Monteiro, de seis anos, afirmou ter adorado a ideia. “Eu adoro ler. Sempre que eu chego em casa eu leio um livro. Pequenos ou grandes, de adulto ou infantil”, contou.
Os pais também disseram ter gostado da iniciativa. “Os pais que leem, ensinam seus filhos a ler. Através da leitura é que eles vão se desenvolver culturalmente, vão ter novos conceitos e abrir novas ideias”, disse a professora aposentada Lúcia Tizzo.
Fonte: G1