O Dia da Literatura Brasileira é comemorado em 1º de maio como uma homenagem ao aniversário de um dos mais importantes autores do Romantismo Brasileiro: José de Alencar.
Aproveitando a data e a proximidade com o Dia das Mães, elaboramos uma lista com sugestão de cinco importantes obras da literatura brasileira para presentear sua mãe, reler ou ler, caso você não conheça.
- O Guarani: considerada a epopeia da formação da nacionalidade, foi escrito originalmente em folhetim, entre fevereiro e abril de 1857, com 54 capítulos. A obra teve tal êxito que, antes do fim de 1857, foi publicada em livro, com alterações mínimas em relação ao original. Autor: José de Alencar.
- Vidas Secas: a obra foi escrita entre 1937 e 1938 e publicada originalmente em 1938 pela editora José Olympio. O título original era Um Mundo Coberto de Penas, mas José Olympio e seu irmão Daniel convenceram Graciliano a mudar o título para Vidas Secas. Autor: Graciliano Ramos.
- Memórias Póstumas de Brás Cubas: publicada como folhetim entre março e dezembro de 1880 pela Revista Brasileira, a obra inaugura o Realismo brasileiro. O defunto autor Brás Cubas conta as suas memórias sem as amarras da vida. Autor: Machado de Assis.
- Capitães de Areia: o autor pertence à segunda geração da literatura modernista brasileira, identificada como aquela que abordou a temática nordestina. O livro foi publicado e censurado em 1937 e se inscreve na categoria do romance de aventuras. Autor: Jorge Amado.
- Grande Sertão Veredas: uma das mais importantes obras da literatura brasileira, reconhecida pela linguagem e pela originalidade de estilo. Publicada em 1956, inicialmente chama atenção pelo seu volume e pela ausência de capítulos. Autor: João Guimarães Rosa.