Bibliotecas públicas mineiras e capixabas têm realizado uma série de eventos para promover a leitura e a cultura em benefício da sociedade. Os espaços, dedicados ao conhecimento, não se limitam a ser repositórios de livros e se transformam em centros dinâmicos de aprendizado e interação.
Por meio de uma ampla gama de eventos e programas, as bibliotecas públicas municipais oferecem oportunidades para pessoas de todas as idades se engajarem com a leitura e a cultura de maneira significativa. Desde clubes de leitura e oficinas literárias até palestras, exposições e apresentações artísticas, essas instituições proporcionam um ambiente acolhedor e inclusivo que enriquece a vida das comunidades, estimula o pensamento crítico e promove a diversidade cultural. Ao fazer isso, as bibliotecas públicas se tornam verdadeiras âncoras culturais e educacionais, fortalecendo a sociedade e contribuindo para o desenvolvimento intelectual e pessoal de todos os seus membros.
Confira a programação:
Araxá (MG)
A Secretaria Municipal de Educação promoveu o Programa de Inclusão e Acessibilidade para pessoas com deficiência visual que frequentam a Seção Braille das Bibliotecas Públicas Municipais Viriato Corrêa e Atanagildo Côrtes.
O programa, que aconteceu nos dias 15, 22 e 29 de setembro, visou revitalizar a Seção Braille, que existe há 22 anos, com atividades para atrair novos usuários e atender às suas necessidades.
A iniciativa aconteceu no Centro Cultural Uniaraxá e na Biblioteca Pública Municipal, com a missão de proporcionar igualdade de oportunidades de acesso à informação, cultura e educação para pessoas com deficiência visual, promovendo a leitura como meio de acesso a esses benefícios ao exercício da cidadania.
Cariacica (ES)
A Biblioteca Pública de Cariacica vem realizando diversas aulas gratuitas de forró, em especial para aqueles que desejam aprender os passos iniciais.
A atividade, iniciada em julho, tem acontecido uma vez por mês e a programação é divulgada no perfil do Instagram da instituição.
O evento é gratuito e aberto para pessoas de todas as idades. Para participar, basta chegar no espaço, arrumar um par e começar a dançar.
Mais informações podem ser obtidas nos telefones (27)3354-7135 e (27)3386-3376.
Conceição do Mato Dentro (MG)
Entre os dias 27 e 29 de outubro, acontecerá a segunda edição da DiVera – Festa da Palavra e da Cultura, em Conceição do Mato Dentro (MG).
Organizado pela prefeitura e pelo Instituto Periférico, a DiVera promove a formação de artistas e profissionais da cultura, destacando a importância da leitura e da literatura na vida de todos
Com entrada gratuita, o evento, destinado a pessoas de todas as idades, contará com atividades criativas, ilustrações, oficinas de haicais visuais, saraus de poesia, exposições, narração de histórias, teatro, dança, shows e rodas de samba.
Para conferir todos os detalhes da programação, acesse: www.institutoperiferico.org/divera.
Domingos Martins (ES)
No dia 7 de outubro, a Biblioteca Municipal de Domingos Martins sediou duas palestras a respeito do bem-estar através da astrologia tibetana e medicina tradicional.
O evento teve início com a palestra do renomado astro cientista Ngawang Dorjee, que compartilhou segredos ancestrais da astrologia tibetana e seu impacto no bem-estar. Além disso, o Dr. Lhundup Dorjee, especialista em medicina tradicional tibetana, abordou a terapia e equilíbrio na Sowa-Rigpa, incluindo a relação entre mente e corpo no bem-estar, a prática da astro ciência tibetana, a influência da astrologia nas escolas de vida e o uso da medicina tibetana no tratamento de depressão e estresse.
O evento aconteceu de forma gratuita, na Biblioteca Municipal, anexa ao antigo Hotel Imperador, e foi organizado por Denise Robson, do Templo Budista Tibetano Nga Yab Ling.
Juiz de Fora (MG)
A Prefeitura de Juiz de Fora ampliou a oferta de oficinas culturais do Programa Gente em Primeiro Lugar, disponibilizando uma turma de teatro na Biblioteca Municipal Murilo Mendes. Foram abertas 20 vagas para adolescentes, jovens e adultos a partir dos 12 anos.
As aulas ministradas por Matheus Yung, às segundas e quartas-feiras, das 10h às 11h, tiveram início em setembro e irão até dezembro.
As inscrições foram abertas em 22 de setembro e encerradas em 25 de setembro, realizadas no Setor Infantojuvenil da Murilo Mendes, preenchidas por ordem de inscrição.
A oficina teatral tem o objetivo de fortalecer o vínculo da biblioteca com os usuários, promovendo a leitura, a expressão cultural e as relações sociais.
Além disso, a Biblioteca Municipal Murilo Mendes, lançou, no dia 14 de setembro, o projeto “Palavras Encenadas” que tem como objetivo incentivar a leitura por meio de encontros mensais que apresentam performances, contação de histórias e músicas.
O primeiro encontro apresentou o espetáculo “Mineirice”, que explorou poesia, causos e músicas de autores mineiros. Na etapa inicial o projeto envolveu alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora, promovendo a aproximação do público com a biblioteca e incentivando o hábito de frequentá-la.
A iniciativa é mantida pela prefeitura e gerenciada pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, enfatizando a cultura como um meio de democratização de espaços públicos.
Nova Serrana (MG)
No dia 14 de setembro, a Biblioteca Pública Municipal Aurélio Camilo, localizada em Nova Serrana (MG), participou do evento “Noite Mineira de Bibliotecas 2023” com o evento “Café com prosa, música e literatura” que reuniu escritores locais, músicos e amantes da literatura. O evento contou com música de qualidade, declamações de poemas, mesa com as obras dos escritores locais, que puderam apresentar trechos de suas obras. Ao final, foi oferecido um café com quitandas da culinária mineira.
O evento foi coordenado e mediado pela Bibliotecária Márcia Máximo (CRB-6/1971).
Além disso, no dia 4 de outubro, a biblioteca realizou uma inauguração após reformas e expansões, incluindo um auditório com capacidade para 250 pessoas, denominado “Auditório Iracy Antônio de Lacerda”, um memorial chamado “Memorial Alice Cândida dos Santos” e a “Galeria Terezinha Duarte Martins” para futuras exposições. O evento contou com a presença de autoridades locais, leitores, escritores e o lançamento do livro de poemas do 1º prêmio Arésio Eleutério.
As ampliações beneficiarão a Biblioteca, e bibliotecas interessadas em divulgar atividades devem preencher um formulário on-line.
Nova Venécia (ES)
A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, convidou a comunidade para assistir ao teatro “A Comunidade do Arco-Íris”, apresentado pelo Grupo Teatral Trupe Paralela. A apresentação, contemplada pelo Edital Coeficiente Funcultura, aconteceu na Biblioteca Municipal Dr. Eduardo Durão Cunha no dia 28 de setembro, de forma gratuita.
A peça apresentou uma envolvente história dos personagens do mundo dos contos de fadas, destacando valores como companheirismo, uma oportunidade de interação cultural de qualidade para toda a família.
Poços de Caldas (MG)
No dia 30 de setembro, o Coletivo Elas Escrevem promoveu o 5º Encontro Coletivo Literário Elas Escrevem, realizado na Biblioteca Pública Municipal Centenário.
O encontro foi um momento enriquecedor de conexão, criatividade e inspiração, conduzido por Auryana.
O grupo de escritoras que se reuniu no evento, além de compartilhar suas experiências e oferecer apoio mútuo às participantes, organizará as próximas ações e projetos do coletivo.
Além disso, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas modernizou seu atendimento ao público, agora oferecendo atendimento online via WhatsApp. As bibliotecas municipais Centenário, Júlio Bonazzi e Manuel Francisco da Costa Guimarães já disponibilizam esse serviço. Os leitores podem utilizar o Whatsapp para buscar títulos, autores, gêneros literários, agendar empréstimos, renovações e obter informações sobre o acervo. Além de melhorar o atendimento aos usuários cadastrados, o uso do Whatsapp visa atrair novos leitores e estabelecer uma comunicação mais dinâmica e próxima com o público, incluindo a divulgação de atividades, respostas a necessidades específicas e o levantamento de demandas da comunidade.
O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas também lançou um perfil no Instagram, em janeiro de 2023, com o objetivo de democratizar o acesso ao acervo bibliográfico das cinco unidades, atrair novos leitores e aumentar a visitação às bibliotecas. Mesmo na era da informação digital, as bibliotecas públicas continuam a promover o acesso ao livro, à leitura, à literatura e ao conhecimento, servindo como locais de encontro, estudo e formação de novos leitores.
- Biblioteca Centenário
WhatsApp: (35)3697-2375
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30 - Biblioteca Júlio Bonazzi
WhatsApp: (35)3697-2198
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30 - Biblioteca Manuel Francisco Costa Guimarães
WhatsApp: (35)3697-2074
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Horário de funcionamento: das 7h às 15h
A cidade de Poços de Caldas, também, participou da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas. No Museu Histórico e Geográfico, aconteceu uma palestra sobre a Revolução de 1932, significativa para a região. Na Biblioteca Municipal Centenário, ocorreu o lançamento do livro “Substanciar”, uma coleção de poesia experimental e concreta da autora local Will Moreira, convidando os leitores a redescobrir a leitura por meio de poesias fora do comum.
No dia 19, O Coletivo ElasEscrevem realizou, na Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca, intervenções artísticas de escritoras locais, através de sarau, apreciando as produções poéticas das artistas, com mediação de Danielle Vilas Boas, Gabrielle Lopes e Victória Silveira. No sábado, 21, foi a vez do Clube de Leitura Leia Mulheres compartilhar experiências sobre o livro A Cor Púrpura, de Alice Walker, com mediação de Juliana Nogueira. Ambos, também, fazem parte do projeto Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, que acontece anualmente e permite que bibliotecas e museus ampliem seu horário de funcionamento, proporcionando ao público a oportunidade de participar de eventos culturais noturnos.
A Biblioteca Centenário, atual sede do Ecossistema Literário Sul-mineiro, recebeu, no dia 29 de setembro, o poeta Eloésio Paulo, para abrir a Primavera Poética Sul-Mineira, uma tradição que contempla a leitura de um diferente gênero literário, feita por seu autor para receber as estações do ano.
Uberaba (MG)
Em agosto, a Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães realizou uma programação especial em alusão ao Dia do Folclore Brasileiro. Durante o evento aconteceram exposição, brincadeiras, dança, rodas de leitura, contação de histórias e sessão de cinema.
Uberlândia (MG)
A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, iniciou uma Oficina de Braille na Biblioteca Municipal Juscelino Kubitschek, no Centro Municipal de Cultura.
O curso, que vai até dezembro, atenderá dois públicos: pessoas com baixa visão ou cegueira e pessoas videntes.
As aulas acontecem às terças-feiras para o primeiro grupo e às quartas-feiras para os videntes, ambas às 14h, com duração de duas horas.
Além disso, o curso será dividido em módulos, cobrindo alfabeto, leitura e escrita no primeiro módulo, e frases, números, símbolos, matemática básica e introdução à informática no módulo II, programado para o primeiro trimestre de 2024.
Com duração de um ano, o curso fornece certificados aos participantes. A iniciativa visa capacitar tanto pessoas com interesse pessoal quanto profissional em Braille, visando a inclusão e a acessibilidade.
Além disso, para celebrar o Dia das Crianças, a Biblioteca Pública Municipal ofereceu, no dia 10 de outubro, duas sessões de contação de histórias no Espaço Mestre. A atividade, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi conduzida pela contadora de histórias Silvana Pavarine, pedagoga e professora de educação infantil. A entrada foi gratuita, e as crianças deveriam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis durante as atividades. O evento, foi uma oportunidade para celebrar o Dia das Crianças com histórias cativantes e envolventes.
A Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, comemorou seus 83 anos de história no dia 21 de outubro, em um evento realizado no Espaço Mestre Curisco do Centro Municipal de Cultura. As festividades incluíram contação de histórias, dança cigana, brincadeiras, apresentações diversas, como a da Banda Sinfônica Municipal, e contaram com a presença de contadoras de histórias convidadas. O evento também ofereceu uma praça de alimentação com food trucks. Criada em 24 de outubro de 1940, a biblioteca é um importante equipamento cultural da cidade, abrigando um acervo de mais de 50 mil livros para empréstimo e oferecendo recursos de acessibilidade.
No dia 19 de outubro, por sua vez, foi o dia do Sarau Literário na Biblioteca Pública Municipal, para celebrar o Dia Nacional do Livro e o Dia Nacional da Poesia, celebrados no fim do mês, e fazem parte da programação da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas.
Durante o evento, com entrada gratuita, os participantes puderam levar textos de sua autoria ou de escritores de sua preferência, a proposta era que houvesse uma troca de experiência literária através da declamação de poesia e leitura dos trechos das obras apresentadas. A escritora e poetisa Débora Campos de Moraes, foi a mediadora do Sarau.
Viçosa (MG)
No dia 14 de setembro, a Biblioteca Municipal de Viçosa sediou duas atividades como parte da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas. As ações na Biblioteca Municipal incluíram a “Exposição Crianças Artistas”, que apresentou o trabalho de alunos da oficina de Artes Plásticas, e “Memória de Viçosa: uma cartografia sentimental”, uma atividade interativa que envolve a comunidade na preservação do patrimônio cultural da cidade.
As atividades marcaram a abertura da Biblioteca Municipal para o público, que agora poderá frequentar o espaço de segunda a sexta-feira.
Vitória (ES)
Crianças dos grupos 5 e 6 dos turnos matutino e vespertino do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Laurentina Mendonça Corrêa, participam de visitas quinzenais à Biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor João Bandeira, no mesmo bairro. A iniciativa visa familiarizar as crianças com a biblioteca da escola, estimulando o gosto pela leitura e facilitando a transição para o ensino fundamental.
A bibliotecária da EMEF, Fabiana Fernandes França, organiza atividades como contação de histórias, teatro de fantoches e disponibiliza livros adequados para a faixa etária das crianças. A dinâmica tem sido muito positiva para o desenvolvimento das crianças, proporcionando momentos de aprendizado e diversão.
A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim promoveu a Banca Troca de Livros, onde os leitores poderiam trocar livros usados por títulos de autores como Jorge Amado, Roberto Drummond, Nicholas Sparks e John Boyne, entre outros. A ação teve como objetivo, incentivar o hábito da leitura e proporcionar acesso gratuito a uma variedade de obras.
Enquanto isso, o artista plástico e tatuador João Júlio Araújo expôs dez obras inéditas na Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A exposição, intitulada Olhar Apyreyma, ficou aberta para visitação até o dia 6 de outubro. A mostra incluiu oito pinturas realizadas em técnica mista e dois posters produzidos em arte digital.
O objetivo da exposição foi estabelecer um diálogo com a cultura indígena e destacar a urgência da proteção dos povos originais, de acordo com o artista.