Para quem ainda não conhece as diversas áreas que oferecem possibilidades de atuação aos profissionais de biblioteconomia, a boa notícia é que sua função não mais se limita a desempenhar a catalogação e o gerenciamento de acervos públicos ou escolares. O campo de atividade é muito maior do que se imagina. É o que comprova Rosângela Alves Guimarães (CRB-6/1966), por meio de um trabalho que sai do lugar comum e pelo qual relata a sua rotina na Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social.
Para a especialista, que já trabalhou em bibliotecas públicas, a principal diferença em seu ofício está em estabelecer um contato direto com os pesquisadores. “Aqui, a execução das atividades é mais dinâmica, há uma interação maior com as pessoas. Nesta biblioteca, além de oferecermos o acesso dos leitores às obras de suas pesquisas, também divulgamos novidades da área para os centros de estudo e as universidades mineiras”, conta.
Por isso, uma de suas funções na Secretaria é receber grande parte da produção científica da área de Assistência Social. Com a posse dessa bibliografia, Rosângela disponibiliza esse material para funcionários, estudantes e faculdades mineiras que desenvolvem pesquisas sobre o tema. “A diferença do nosso trabalho é que também enviamos o material a centros de pesquisa. Os leitores vêm à biblioteca, mas nós também vamos aos institutos acadêmicos”, afirma Rosângela.
Ainda segundo a bibliotecária, a divulgação do material existente na Secretaria é fundamental para ampliar o acesso de pesquisadores às obras existentes no espaço. “O nosso catálogo está informatizado há 10 anos. Por isso, as pesquisas podem ser feitas pela internet. A importância da divulgação é garantir que essa bibliografia não fique restrita à área da prefeitura e de instituições universitárias. Todos podem conhecer e usufruir”, finaliza.
Serviço
Rua Tupis, 149 – 14º andar, Centro – Belo Horizonte (MG)
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefone: (31)3277-4571