É sempre bom estar antenado no mundo e pesquisando sobre tudo que acontece no mesmo segmento de bibliotecas em que você trabalha, além de ampliar o leque e com as ideias de outros segmentos que estão despontando e agraciando o seu público preferencial. Mas, já parou pra pensar que o seu próprio público pode estar insatisfeito com a sua biblioteca e com a forma que ela está sendo gerida?
Uma ótima e rápida forma de obter essa e outras respostas de retorno sobre os seus trabalhos, é concatenar o uso das tecnologias a seu favor. Por exemplo, os serviços oferecidos pela biblioteca em formato digital, sempre devem ser pensados com um final de “pesquisa” a respeito do que estão considerando os seus usuários sobre o conteúdo e local disponibilizado. Ou seja, utilizar o seu programa da biblioteca, mais as redes sociais e a internet como um todo.
A promoção do seu acervo através dos mecanismos sociais sempre será de alta qualidade e irá adquirir um caráter mais jovial, sem formalidades, impulsionando alunos e professores a dizerem mais sobre o que acham e pretendem com a sua biblioteca.
Utilize bem as mídias a seu favor, anexe referências, disponibilize links e textos relevantes aos usuários. Faça uma avaliação do acervo, do atendimento, colete sugestões e, como tudo que é atual, use perguntas rápidas com questionários de respostas instantâneas, para gerar uma correção de falhas e aprimoramento, de forma democrática. Afinal, democratizar é preciso e melhorar e buscar a excelência é essencial.
Fonte: Vértice Books | Silvana Rosental