A Caixa-Estante da Biblioteca Pública passa a atender mais uma instituição na região metropolitana de Belo Horizonte: o Lar Teresa de Jesus, no Prado, terá a partir de hoje (4) acervo de aproximadamente 200 livros à disposição de seus quase 100 residentes e funcionários.
O Lar Teresa de Jesus acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social de várias partes de Minas Gerais, que vêm a Belo Horizonte para tratamentos médicos e não têm como se manter na capital. O lar acolhe também os acompanhantes dos pacientes.
A inauguração da nova Caixa-Estante contará com apresentação de Aline Cântia e Chicó do Céu, no espetáculo Contos de lá nos cantos de cá. Com um repertório de músicas e histórias tradicionais, literatura e cultura popular de diversos povos, a dupla faz um passeio lúdico por contos, cantigas populares e canções, em uma celebração da imaginação literária de várias partes do mundo. Com a nova caixa no Lar Teresa de Jesus, serão 18 as instituições atendidas pela Caixa-Estante da Luiz de Bessa.
Democratizando o acesso à leitura
Completando 46 anos em 2015, o serviço de Caixa-Estante envia acervos cuidadosamente selecionados a instituições diversas (hospitais, creches, asilos, centros de detenção, entre outras), com o objetivo de garantir o acesso ao livro e à leitura a pessoas que não podem se deslocar até uma biblioteca.
A Caixa-Estante comporta por volta de 200 livros, selecionados pela equipe de acordo com o público da instituição a ser atendida, e trocados periodicamente. Além de fornecer os acervos, o setor capacita um profissional da instituição atendida a realizar a mediação de leitura, auxiliando os leitores na escolha de livros e oferecendo sugestões, e também promove atividades culturais, como contação de histórias e encontros com autores.
Serviço:
Caixa-Estante do Lar Teresa de Jesus
Av. do Contorno, 9297 – Prado
Fonte: Hoje em Dia