A Fundação Municipal de Cultura disponibiliza de forma inédita, por meio do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), o acesso a diversas revistas publicadas entre as décadas de 1910 e 1980 em Minas Gerais. Entre os títulos estão Vita, Novo Horizonte e Semana Ilustrada, revistas que foram populares em Belo Horizonte. A digitalização da coleção é uma forma de garantir o acesso, além de preservar os originais. As revistas podem ser visualizadas pelo site do APCBH – www.pbh.gov.br/cultura/arquivo.
As revistas chegaram ao APCBH através de doações e do recolhimento realizado junto ao Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura em 1994. Após o recolhimento, a coleção passou por um processamento técnico, de acordo com as normas arquivísticas, visando a sua preservação e divulgação. A coleção possui 24 títulos, totalizando 83 exemplares de revistas.
Em 2010 iniciou-se um projeto para digitalização de diversas coleções de revistas pertencentes ao acervo do APCBH. O processo de digitalização seguiu as normas publicadas do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que estabelece parâmetros para digitalização, armazenamento e conservação de documentos digitais.
Segundo Vilma Camelo Sebe, Chefe da Divisão de Arquivos Permanentes, as revistas possuem um grande potencial para pesquisa devido à vasta temática, pois tratam de moda, arquitetura, teatro, cinema, literatura, humor, política, música, dentre outros assuntos.
O conteúdo, agora disponível on-line, é de grande valia para o pesquisador ou cidadão que queira conhecer Belo Horizonte e o modo de vida da sociedade mineira da época. O APCBH disponibiliza em seu site (www.pbh.gov.br/cultura/arquivo) a coleção, com exemplares editados entre os anos de 1910 à 1980.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte