O primeiro lugar no Sistema de Seleção Unificada (SISU) para o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi conquistado por um detento da Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, em João Pessoa.
Destacamos que um dos maiores incentivadores da educação intramuros do cárcere na Geraldo Beltrão é o seu diretor João Rosas – Agente penitenciário e atual administrador da penitenciária. João também é professor e destaca que:
A educação é sem sombra de dúvidas, o instrumento mais eficaz de transformação social. Já dizia nosso patrono da educação nacional, Paulo Freire “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda”, sábias palavras que levo em todos os momentos da minha atuação como profissional do sistema penitenciário e educador.
Que outras casas de detenção possam se inspirar na administração do João, que nos provou que é sim possível fazer da educação o caminho – talvez único, no combate da criminalidade e torná-la ferramenta de ressocialização do apenado dentro do convívio social em sua vida extramuros prisional.
Fonte: Biblioteconomia Social | João Rosas
Acredito que nem tudo está perdido nesse país, somente com a caneta e boa vontade seremos capazes de melhorar as próximas gerações, porque essa está perdida.