Instituições contratam bibliotecários após ação do CRB-6
Após autuação do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) nas instituições públicas e privadas mineiras e capixabas, profissionais foram contratados e o bibliotecário Marcos Roberto da Silva (CRB-6/2655) está entre eles.
Atualmente, Marcos gerencia a biblioteca do Colégio São Francisco, do Sistema COC de Ensino de Passos (MG), e afirma que foi contatado pelo Colégio após autuação do CRB-6. “Atuo há oito anos pela Prefeitura do município e, desde que iniciei no COC, pude dar continuidade ao trabalho já realizado em sua biblioteca. Acredito na iniciativa do Conselho na defesa e valorização da profissão, pois é essencial que a manutenção do trabalho nas bibliotecas escolares seja realizada de forma qualificada”, afirma. O bibliotecário contou ainda que participa ativamente das fiscalizações e já recebeu bibliotecários fiscais da autarquia em sua região.
Em defesa da profissão
O CRB-6 tem publicado uma série de matérias que destacam profissionais contratados para assumir a gestão de espaços que não possuíam bibliotecários até então. Acompanhe os relatos dos bibliotecários Nádia Santos Barbosa (CRB-6/3178/P), Luiz André OrbezSchubsky (CRB-6/3343) Fernanda Samla Souza Costa (CRB-6/3289), Cristina Maria Viana Camilo de Oliveira(CRB-6/1819), Célia Barbosa (CRB-6/3123), Ana Simone Diamantino (CRB-6/2184) e Ana Paula Meira (CRB-6/2768), todas beneficiadas pela fiscalização do CRB-6.
O objetivo do Conselho é garantir que todas as bibliotecas em Minas Gerais e no Espírito Santo tenham um profissional devidamente habilitado para geri-las. Este é um forte compromisso da 17º Gestão do CRB-6.
Participe das fiscalizações
Se você tiver conhecimento de alguma instituição cuja biblioteca não possui bibliotecário, denuncie através do e-mail crb6@crb6.org.br. As denúncias e todo o processo de fiscalização são mantidos sob sigilo. Mais informações sobre o assunto estão disponíveis no site www.crb6.org.br.a