Em mais de 50 anos de existência, a Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG) tem como um de seus focos a capacitação profissional para ingresso no mercado de trabalho e aquisição de novas habilidades para melhoria da renda. Pensando nisso, a diretoria da ABMG promoverá um curso preparatório para o concurso da Prefeitura de Belo Horizonte.
Desde 2018, a ABMG oferece os chamados “Cursos Preparatórios para Concursos Públicos – Cargo Bibliotecário – Conhecimentos Específicos”. Segundo Maria Elizabeth de Oliveira da Costa (CRB-6/1503), presidente da ABMG, o objetivo desses cursos, em linhas gerais, é “auxiliar o candidato no planejamento de seus estudos, com a oferta de instruções, dicas, dentre outras estratégias que possam garantir o bom desempenho do candidato.”
Desta vez, o curso será ministrado por Jorge Santa Anna, mestre e doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e outros professores, para fortalecer o aprendizado do candidato; explorar os conteúdos da bibliografia com potencial para serem abordados na prova e ensinar habilidades para resolver questões dos concursos anteriores.
Maria acredita ser importante destacar, também, no que tange ao aprendizado dos conhecimentos específicos, que “os planos dos cursos são elaborados por uma equipe organizadora especializada. A primeira atividade da equipe é elaborar o programa do curso, distribuindo os conteúdos da bibliografia nos diversos campos da Biblioteconomia/Ciência da Informação, com cargas horárias específicas, que formarão as aulas oferecidas. Assim, cada curso possui uma especificidade, ou seja, o curso é sempre adaptado à exigência de cada concurso, cujo foco é os assuntos e as obras listadas no edital do concurso, embora a maioria dos assuntos e obras se repete entre um concurso e outro, o que evidencia que os cursos da ABMG têm a pretensão de tornar o candidato familiarizado/preparado para prestar o concurso em qualquer instituição ou instância do poder público (municipal, estadual e/ou federal).”
A presidente convida “toda a comunidade bibliotecária que acredita no potencial do Bibliotecário na transformação da sociedade”, a realizar este curso, pois, assim, terá a oportunidade de alavancar seus conhecimentos rumo à entrada no serviço público municipal. De fato, a Prefeitura ganha ao contratar Bibliotecários engajados e compromissados com a gestão da informação, do conhecimento e da cultura. E os Bibliotecários se beneficiam ao ingressarem nesse serviço com potencial para exercer as habilidades e competências requeridas no exercício da profissão no âmbito das instituições públicas.”
O curso terá carga horária de 40 horas, divididas em dez dias de forma on-line, das 18h30 às 22h30. Quem quiser participar deve enviar um e-mail para abmgcursos@gmail.com.
A preparação é uma excelente alternativa para interessados em ingressarem no serviço público e se preparem com a resolução de provas de concursos públicos de qualquer esfera governamental.
A ABMG informa que o preparatório requer o mínimo de 15 inscritos para acontecer.