Documento foi criado pelo Movimento dos Bibliotecários Mineiros e todos os cidadãos estão convidados a aderir
O Governo do Estado de Minas Gerais divulgou processo de designação para professores de ensino de uso da biblioteca (PEUB) que prevê o preenchimento do cargo de bibliotecário por profissionais de pedagogia. Para reivindicar a presença do profissional especializado nas bibliotecas do Estado, o Movimento dos Bibliotecários Mineiros (MBM) criou um abaixo-assinado para que a população se manifeste sobre o assunto. Para os interessados em aderir à causa, basta clicar aqui.
Para o MBM, a reivindicação é legítima, uma vez que é dever do poder público cumprir a legislação que regulamenta a profissão (Leis 4.084/62 e 9.674/98, Decreto 56.725/65 e Resolução CFB nº 033/2001 e instrumentalizar de forma adequada as bibliotecas que estão geridas por profissionais sem a devida qualificação sob sua responsabilidade.
Situação das bibliotecas escolares estaduais
Em 6 de fevereiro, os representantes do Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6) se reuniram em sessão plenária de julgamento de processos administrativos fiscalizatórios, em função de irregularidades constatadas nas bibliotecas de quatro escolas da rede pública estadual de Minas Gerais. O CRB-6 optou pela aplicação de multa ao Governo de Minas pela falta de bibliotecários habilitados nas bibliotecas de suas escolas.
Para saber mais sobre o estado das bibliotecas escolares estaduais, leia um artigo publicado pela revista CRB-6 Informa, de autoria do bibliotecário fiscal do CRB-6, Lúcio Tannure (CRB-6/2266).
Boa tarde!
Gostaria de obter maiores esclarecimentos sobre a designação.
Pois não encontrei exigência do curso Biblioteconomia e sim Pedagogia para o cargo “Professor para o Ensino do Uso da Biblioteca” .
Procede?
Será que pode me ajudar?
Atenciosamente. Eryka.