Givanilda Maria
A biblioteca oferece produtos e serviços, por isso uma boa sinalização está relacionada com a forma de dispor do espaço físico, no sentido de tornar o ambiente atrativo, acolhedor e conveniente para o usuário. A maneira de apresentar esses produtos e serviços contribuem diretamente em cativar esses usuários.
Podemos afirmar que a organização da biblioteca está voltada inteiramente para alternativas de tornar acessíveis e disponíveis todos os serviços e produtos que oferece ao usuário.
A sinalização tem por objetivo permitir, com a ajuda de um conjunto de sinais e mensagens, que sirva para que o usuário busque e encontre a informação que necessita, ou mesmo que identifique a função de cada setor da biblioteca.
O sistema de sinalização serve para identificar e localizar o acervo da biblioteca, orientar para o acesso aos recursos humanos e informacionais, melhorar a acessibilidade, identificar recursos, áreas de serviços, acomodações, segurança, notificar mudanças ou condições temporárias. A sinalização sendo eficaz irá servir para guiar o usuário, antes da busca pela informação, sem perda de tempo e tornando-os mais independentes. O bibliotecário deve pensar na sinalização, com base no percurso que o usuário faz na biblioteca. Alguns elementos devem ser levados em conta quando falamos de sinalização. São eles a tipografia, pictograma, diagrama e as cores que serão utilizadas. As principais informações referentes a sinalização que são importantes para o usuário são a sinalização do acervo, sinalização dos setores e serviços e a sinalização institucional. Uma boa sinalização da biblioteca é muito importante. Faça um estudo da sua e, com base nas nossas dicas, veja se está eficaz e atendendo às necessidades dos usuários. Lembrando que cada espaço é único e que antes de sinalizar é importante fazer um mapeamento da sua biblioteca, e sempre pensando no usuário e no fácil acesso às informações. Nosso papel é sempre ajudar e tornar o nosso usuário independente!
Fonte: Vértice Books