Por Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque*
Apresento-lhes o e-book intitulado “LETRAMENTO INFORMACIONAL: PESQUISA, REFLEXÃO E APRENDIZAGEM”, publicado pela Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, disponível gratuitamente no link: http://leunb.bce.unb.br/handle/123456789/22.
A obra origina-se, parcialmente, de tese de doutorado, defendida na Universidade de Brasília, mas incorpora outros textos decorrentes da prática da pesquisadora. O livro estrutura-se em cinco capítulos, que abordam desde o conceito de letramento informacional até estratégias de ensino-aprendizagem e questões práticas. Utiliza-se um resumão – “pontos importantes” – ao final de cada capítulo para melhorar a compreensão do texto. Trata-se de uma publicação de livre acesso, em caráter experimental.
Os pontos mais importantes referem-se à proposta de um arcabouço conceitual do letramento informacional e à importância de implementar o referido processo desde a educação infantil. Para tanto, são abordados os conceitos de aprendizagem e as relações com o pensamento reflexivo, a experiência, a busca e o uso da informação. Os projetos de trabalhos são recursos sugeridos para desenvolver a reflexão e abordar os procedimentos de pesquisas de forma contextualizada. A título de exemplificação, apresenta-se proposta dos conteúdos de busca e uso da informação divididos por anos/séries na educação básica e os principais desafios para implementação do letramento informacional na educação.
Outros aspectos fundamentais são o esboço de um mapa das competências informacionais de pesquisadores brasileiros em comparação com os padrões de competências sugeridos pela Association of College and Research Library (ACRL/USA) e a discussão do papel dos infoeducadores e das bibliotecas como Centro de Recursos de Aprendizagem e integradas ao processo pedagógico. Por fim, apresentam-se sugestões e recomendações gerais sobre a implementação do letramento informacional nas escolas.
*Professora Doutora da Universidade de Brasília.
Este tema muito me interessa, a ação do bibliotecário juntamente com professores pode mudar, para melhor, o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos . Parabéns pelo BLOG
Oswaldo, obrigado pelo seu comentário. Realmente o e-book trata de um assunto muito interessante que é o letratamento informacional e o melhor de tudo que é um livro disponibilizado gratuitamente.
Parabéns ao Blog. Muito interessante esse e-book, nós bibliotecário precisamos divulgar essa temática da mediação. Não se pode mais pensar em educação de quailidade sem a atuação dos profissionais de informação. Obrigada por disponibilizar um material tão enriquecedor.
Saudações.
Neusa obrigado pelo seu comentário. Realmente o bibliotecário contribuí muito na educação, porém ainda não somos valorizados neste contexto. Precisamos divulgar mais as atividades desenvolvidas por nós e não ficarmos somente na teoria.
Hugo, lerei sua obra com muito interesse. a temática e a abordagem são fundamentais na discussão da questão e na integração bilioteca-escola. meu particular interesse volta-se ao letramento infantil (0-6 anos). Foi publicado um livro recentemente Tendências Contemporâneas na Gestão da Informação, onde tenho um capítulo abordando a importância do letramento infantil. Creio, acabamos criando uma ponte sem saber…abraços.
Nádia, obrigado pelo comentário, porém a obra não é minha e sim da pesquisadora Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque. Pesquisar letramento informacional, independete do seu contexto, é muito importante para às áraes da biblioteconomia, educação, ciência da informação e gestão da informação dentre outras. Não sabia do livro que você citou e em breve colocarei um post no blog sobre ele.