A obra, que conta com versão expandida em E- book, é dividida em três seções. Na primeira seção, Informação para o exercício da cidadania, são apresentados textos que tomam a informação como um fenômeno social imprescindível à conscientização e à defesa dos direitos humanos. Na seção Cultura informacional e digital apresentam-se os aspectos teóricos e práticos da interface cultura informacional e dispositivos tecnológicos contemporâneos, e problematizam-se os desafios de torná-los viáveis no cotidiano das práticas comunitárias. Na última seção, Avaliação, elaboração e gestão de projetos apresentam-se os princípios que orientam os projetos sociais, culturais e educativos do ponto de vista da gestão participativa das organizações comunitárias.
O E- book expande as discussões, reflexões e práticas apresentadas na obra impressa. Para tanto, inclui um conjunto de informações, exemplos e dispositivos eletrônicos voltados ao desenvolvimento de formações comunitárias orientadas aos perfis, demandas e especificidades dos movimentos sociais, comunidades e organizações comunitárias.
A obra que toma como eixo fundamental a autonomia esclarecida das lideranças comunitárias desenvolvidas a partir da conexão de saberes acadêmicos e populares, busca criar os elementos necessários à participação comunitária na Sociedade da Informação e do Conhecimento e nos desdobramentos dela decorrentes de uma perspectiva mais equitativa e menos contingente.
E-book: Cultura Informacional e Liderança Comunitária: Concepções e práticas
1 comentário