Sinopse
Por meio de ferramentas como a semiótica e as teorias da informação, esta obra analisa os efeitos da internet e das mídias sociais sobre a percepção individual e coletiva. O estudo leva em conta que esses veículos, vistos como o principal sistema de suporte de informação contemporâneo, têm como característica primordial a oferta de quantidade massiva de fragmentos de informação, a uma velocidade cada vez mais intensa, com simultaneidade e convergência de linguagens.
Para a autora, do mesmo modo que nas dermais modalidades de comunicação, as novas tecnologias estão se tornando condicionantes de novas percepções da realidade, na medida em que instrumentalizam igualmente a comunicação humana nas formas de representação que utilizam, criam quadros de memórias e fornecem os símbolos e o ambiente mental que são requeridos para a consolidação de qualquer novo formato de comunicação.
Trata-se mesmo, segundo a pesquisadora, de um movimento de ruptura, pois as novas mídias têm se mostrado capazes de reestruturar o próprio sistema cultural do qual emergiram. E mostram ainda muito fôlego, pois seus esquemas, roteiros mentais e quadros de imagens são constantemente renovados pela adição de novas experiências, ampliação de linguagens e codificações, logrando, assim, sedimentar-se de forma dinâmica.
>> Faça download do livro mediante cadastro no site da editora
Sobre a autora
Maria José Vicentini Jorente é doutora em Ciência da Informação pela Unesp, licenciada em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e em Letras pela USP. É especializada também em Design.
ISBN: 9788579833304
Ano: 2012
Fonte: Cultura Acadêmica