O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) fiscalizou, entre os dias 4 e 8 de abril, três cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Bibliotecária-fiscal Jozane Pacheco (CRB-6/3733) esteve em Itaúna, Juatuba e Mateus Leme, onde visitou 24 instituições públicas e privadas.
Nos dias 4, 7 e 8 de março, a profissional esteve em Itaúna, onde visitou nove escolas municipais, duas universidades particulares, dois colégios particulares e uma faculdade particular. Das 14 instituições visitadas, apenas quatro estavam regulares e duas, sem bibliotecas.
Já em Juatuba, onde Jozene esteve no dia 5 de março, foram fiscalizadas quatro escolas municipais. Três delas estavam irregulares e a outra não tinha biblioteca. Uma instituição pública foi fechada e realocada em Florestal (MG).
No dia 6 de março, foi a vez de Mateus Leme recebê-la. Na ocasião, a fiscal visitou dois colégios. Um deles não tinha biblioteca e, o outro, teve um prazo para regularizar a situação. Além disso, as três escolas municipais visitadas se encontram irregulares.
Vale lembrar que todas as instituições irregulares foram autuadas e notificadas pelo CRB-6. As instituições que não regularizarem sua situação no prazo estipulado, serão convocadas para julgamento e, caso a irregularidade persista, poderão ser penalizadas com aplicação de multas, seguindo os parâmetros da legislação vigente.
Outras cidades fiscalizadas
O CRB-6 tem por finalidade orientar, aperfeiçoar, disciplinar e, principalmente, fiscalizar o exercício da profissão de Bibliotecário, bem como das empresas que exercem atividades na área, deliberar sobre ética profissional e representar os interesses da sociedade e da categoria profissional. Para cumprir a missão de fiscalizar toda essa extensão territorial, a autarquia conta com duas Bibliotecárias-fiscais.
O conselho vem cumprindo seu papel, sempre divulgando as fiscalizações no portal e nas redes sociais. Recentemente, divulgamos as fiscalizações realizadas em Congonhas, Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete. Para ler a matéria completa, clique aqui.