Incentivar a leitura e ampliar o acesso ao livro. Essa é a proposta do projeto Viagem pela Literatura, que, neste próximo sábado (26), das 14 às 17 horas, desembarca em um dos pontos turísticos mais belos da cidade, o Parque Moscoso, para uma tarde no mundo da literatura.
As atividades começam com a leitura e a troca de livros e gibis. A partir das 14h30, a contação de histórias toma conta do parque, com a participação de Edna Brandão, Maria da Penha e Márcia Castro, do Grupo Chão de Letras. Na sequência, às 15 horas, Tiago Buarque, o “Palhaço Raolito”, da Companhia Interativa, é quem vai interagir com o público.
Entre as histórias que serão narradas, estão “Zacimba Gaba”, de Noélia Miranda; “Manias”, de Lúcia Reis; “O Grande Rabanete”, de Tatiana Belinski; “A Casa Sonolenta”, de Audrew Wood; e os clássicos da literatura infantil “Branca de Neve e os Sete Anões” e “O Casamento de Dona Baratinha”.
Livros Gigantes
O projeto “Livros Gigantes” reproduz histórias clássicas da literatura mundial, como “A pequena sereia”, “O Patinho Feio”, “A Bela e a Fera” e “Chapeuzinho Vermelho”, entre outras, em livros que atingem 1,60m de altura e têm 1,15m de largura, quando fechados, feitos com diferentes técnicas e materiais.
Para a idealizadora do projeto, a professora e escritora Lilian Menenguci, a ideia é potencializar a leitura e a escrita em espaços formais e não-formais, fortalecendo o processo de formação do leitor e criador de textos. “Para nós, trazer o projeto para o Parque Moscoso, por meio da parceria com o Viagem pela Literatura, tem um sabor ainda mais especial”.
Viagem pela Literatura
O Viagem pela Literatura, projeto da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, tem como objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos.
Serviço
Viagem pela Literatura
Quando: sábado (26), das 14 às 17 horas
Onde: Parque Moscoso – avenida República – Centro
Aberto ao público
Fonte: Prefeitura de Vitória | Leo Vais | Edição Matheus Thebaldi