Data de publicação: 26/11/2012
Por UFMG Notícias
Experiências de intercâmbio de estudantes do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, da Escola de Belas-Artes, serão apresentadas na próxima terça, 4 de dezembro, a partir das 9h, durante seminário no auditório da unidade.
Organizado pela professora Marilene Maia e pelos alunos Agesilau Almada, Giulia Giovani e Leandro Rezende, o evento tem o objetivo de apresentar as experiências recentes de estudo em instituições estrangeiras.
Segundo Agesilau Almada, o I Seminário experiências de intercâmbio internacional em conservação e restauração surgiu da necessidade dos alunos de apresentar os resultados de aprendizagem no intercâmbio, envolvendo novos materiais e técnicas utilizadas, entre outros aspectos. Um dos trabalhos a serem apresentados é a restauração de uma peça de cerâmica, com datação entre 300 anos antes de Cristo a 400 anos depois de Cristo, realizada por Agesilau, durante seu intercâmbio no México.
Alice Gontijo, aluna do oitavo período de Conservação e Restauração, falará sobre o processo de restauração de livros na Universitá Di Roma “Tor Vergata”, onde cursou um semestre. A estudante abordará as diferenças de critérios de restauração em relação ao Brasil e também mostrará a restauração de dois livros e uma gravura realizada por ela.
A programação prevê ainda apresentações de Relatos de uma visita à Universidade de Londres, Inglaterra, Interlocução entre arqueologia e conservação-restauração: Uma experiência no Alentejo e Universidade de Évora: uma opção para os alunos de conservação-restauração em Portugal.
Conheça a programação.