Evento contou com palestras e contação de histórias voltadas para Biblioteconomia escolar
Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto nº 84.631 de 9 de abril de 1980, para o período de 23 a 29 de outubro, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) realizou, na noite da última terça-feira, 4, o seminário “Biblioteca Escolar: Vivenciando o Currículo”. O encontro reuniu alunos e docentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que acompanharam palestras sobre o papel da biblioteca na escola. A presidente do CRB-6, Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), abriu o evento, que trouxe como uma das atrações a contação de histórias, da analista de Políticas Públicas, Alice Alves da Silva (CRB-6/1701).
O professor da Escola de Ciência da Informação da UFMG, Eduardo Valadares (CRB-6/ ES 615), que ministrou palestra sobre a temática “Aproximações entre Biblioteconomia escolar e perspectivas curriculares”, destacou a importância desses espaços para potencializar a aprendizagem. “A biblioteca deve ser integrada à escola na qual está inserida e não ser considerada um anexo. Para que isso ocorra, é preciso um trabalho cooperativo entre professor e bibliotecário, o que incide diretamente na qualidade do currículo escolar”, ressaltou ele. Durante sua apresentação, Valadares ainda enfatizou algumas definições de currículos escolares para mostrar como a biblioteca e a escola estão ligadas a uma “via de mão dupla”.
“O currículo escolar vai além das matérias que se aprende na sala de aula. Tudo que se vivencia na escola fomenta o conhecimento e a biblioteca é, neste sentido, um espaço fértil para a construção dos saberes”, reforçou a coordenadora da Comissão de Bibliotecas Escolares do CRCB-6, Sindier Antônia Alves (CRB-6/1542).
O estudante do programa de pós-graduação (Strictu Senso) em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG, André Magri Ribeiro de Melo, participou do Seminário. Segundo ele, não dá para conceber um ambiente escolar sem pensar na sua integração com a biblioteca. “Esse tipo de evento nos dá a possibilidade de refletir sobre a legitimidade desses espaços e o seu papel como um meio de acesso e fruição do conhecimento”, ponderou ele.
Para visualizar todas as fotos do Seminário, clique aqui.