Domingo na Praça terá meditação em grupo, concerto e contação de história
Encerrando a série de eventos no mês de sua reinauguração, a Praça Carlos Chagas, conhecida como Praça da Assembleia, recebe várias atividades culturais na manhã deste domingo (25/10/15). A programação começa às 9 horas, com um recital de hang, um instrumento de percussão formado por duas conchas de metal, que dará os primeiros acordes para a meditação em grupo para a paz. A apresentação musical será feita pelo músico Gustavo Mokusen e a condução da meditação por Cláudia Bento.
Depois da meditação, às 9h40, o grupo Casa de Lua contará de forma teatralizada a história “Bonequinha Preta”. O texto de Alaíde Lisboa, escrito há quase 80 anos, é apresentado de forma interativa, com cortejo musical e com brincadeiras como cavalinho, adoleta e ciranda. Haverá também guloseimas para as crianças. Em seguida, o cravista Antônio Carlos de Magalhães e o Coral da Assembleia vão apresentar o concerto “Cravo e Cantigas: Recital de Cravo e Cantigas de Roda”. As atividades devem se encerrar às 11h30.
Revitalização
As obras na praça começaram em junho de 2014 e o resultado de sua requalificação foi entregue oficialmente à população em solenidade no dia 6 de outubro, com apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar. No último dia 14, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais também se apresentou no local.
A reforma levou em conta demandas dos moradores do entorno, que enviaram sugestões durante pesquisa realizada em 2011. Assim, foi feito novo paisagismo, com fontes luminosas, plantio de árvores e renovação dos jardins. Foram instalados nova iluminação de LED (mais eficiente e econômica), bebedouros, aparelhos para ginástica, bicicletário e mesas de xadrez.
O coreto também foi totalmente reformado, mantendo-se as características originais em função do tombamento do local. O piso também foi reformado e ganhou reforço em lugares por onde podem transitar veículos, como na antiga via de acesso. Dois playgrounds com piso emborrachado e brinquedos de madeira também são novidades.
A praça
A Praça da Assembleia tem 33.700 m² e ocupa ampla área do bairro Santo Agostinho, entre a Avenida Olegário Maciel e as ruas Rodrigues Caldas e Martim de Carvalho, onde se situa o Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo mineiro. Ela abriga jardins projetados por Burle Marx e a Igreja Nossa Senhora de Fátima.
Fonte: ALMG