A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, apresenta a palestra de Demilson Malta Vigiano sobre “Degradação de papéis ácidos”. O encontro faz parte do projeto Novos Registros – Banco de Teses sobre BH e acontece dia 19 de março, às 19h30, no Centro de Referência da Moda. Os participantes terão direito a um certificado de participação, que deve ser solicitado por meio do livro de presença disponível no dia do evento e a sua entrega acontece ao final do debate. A entrada é gratuita.
A dissertação de mestrado em Artes, defendida na UFMG em 2007, traz uma análise das degradações sofridas pelo papel ácido. Procurando identificar o processo de envelhecimento do papel que compõe uma coleção de documentos impressos produzidos entre 1850 a 1889 e, que, permaneceu acondicionado por um período de cem anos.
O trabalho do conservador e restaurador do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte apresenta a importância dos avanços no campo da conservação e restauro, a fim de aplicar tais técnicas em vários acervos como, por exemplo, o próprio acervo sob custódia do APCBH. A maioria deste acervo é composta por este tipo de material. A pesquisa faz ainda uma exposição dos assuntos tratados em simpósio na cidade de São Paulo, cujo objetivo foi partilhar diferentes ferramentas da ciência, tecnologia e inovação aplicadas à caracterização, conservação e preservação do patrimônio cultural.
Os trabalhos que compõem o projeto Novos Registros podem ser consultados, pessoalmente, no Banco de Teses do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, localizado na Rua Itambé, 227, Floresta.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte