No ano em que se comemoram os 125 anos de nascimento do grande escritor Graciliano Ramos, a Biblioteca Universitária do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG) promoverá, nos dias 24 e 25 de agosto, a III Mostra de Cinema “Cine Sertão”. O evento objetiva possibilitar à população de Montes Claros acesso à cinematografia, visando à formação sociocultural, política e inclusiva no âmbito cotidiano da universidade, bem como divulgar a importância do escritor enquanto representante do Modernismo na literatura brasileira.
No dia 24, além da exibição do documentário “O Mestre Graça”, a Mostra também contará com a Palestra “Graciliano Ramos: uma infância de palavras fartas e de vidas secas”, ministrada pelos Professores Eva Cunengundes e Márcio Adriano Moraes, que discorrerá sobre a trajetória da vida e obra do autor. No dia 25, a Mostra exibirá o filme “São Bernardo”, inspirado na sua obra homônima de Graciliano.
Para o Coordenador da Mostra, Josiel Santos, o evento é uma oportunidade para conhecer melhor a obra e a importância desse escritor para a literatura brasileira, uma vez que Graciliano Ramos é considerado o melhor ficcionista e o prosador mais importante da segunda fase do Modernismo. “Suas obras embora tratem de problemas sociais do Nordeste brasileiro, apresentam uma visão crítica das relações humanas, que as tornam de interesse universal”, ressalta Josiel.
Durante o período de 14 de agosto a 1º de setembro, também ocorrerá a Exposição “O Caminho do Graça: retratos e caricaturas””. A exposição contará com uma série de caricaturas e charges feitas por diversos artistas em homenagem a Graciliano Ramos e publica em diversos jornais e revistas.
O evento é gratuito e aberto a toda comunidade acadêmica, bem como a toda a população de Montes Claros e região. Ao final, serão enviados certificados de participação.
Para mais informações, entre em contato no e-mail: bibliotecadoica@gmail.com ou nos telefones: 38 2101-7725 ou 2101-7726.