A Associação Bibliotecária do Paraná (ABPR) realizará uma live hoje, 13 de janeiro, às 19h com o tema “Qualis para periódicos”. Para assistir basta acessar bit.ly/3rhxFIg.
Os interessados em receber certificado deverão se inscrever e pagar uma taxa de R$ 10,00 que poderá ser paga com cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Os associados em dia com a ABPR, a Associação Catarinense e Bibliotecários e a Associação Rio-Grandense de Bibliotecários o certificado será gratuito. Aqueles que não desejam certificado, não precisam se inscrever.
Qualis para periódicos
O Qualis para periódicos foi criado em 1998, visando estabelecer critérios de qualidade para as publicações periódicas dos programas de pós-graduação no Brasil, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Este sistema é utilizado para classificar a produção científica no que diz respeito a artigos publicados em periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento.
A classificação é realizada pelos comitês compostos por pesquisadores renomados, de cada área de avaliação, e os critérios são previamente definidos pela área e aprovados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).
Com o objetivo de discutir a importância desta métrica para as produções científicas, e seu impacto no contexto das bibliotecas universitárias, a Associação Bibliotecária do Paraná convidou a doutora Paula Carina de Araújo, da Universidade Federal do Paraná.
Palestrante
Paula Carina de Araújo é docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação e do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como Editora Associada do Directory of Open Access Journals (DOAJ) e da Revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento. É líder do Grupo de Pesquisa Metodologias para Gestão da Informação. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi Bolsista Fulbright/CAPES do Programa Estágio de Doutorando nas Ciências Humanas, Ciências Sociais, Letras e Artes na The Information School – University of Washington (UW) nos Estados Unidos, sob supervisão do Prof. Joseph Tennis (2016-2017). Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Bacharel em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Também atua como professora do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Os principais interesses de pesquisa são nas seguintes temáticas: comunicação e produção científica, ciência aberta, organização do conhecimento, epistemologia da organização do conhecimento, serviço de referência e informação.