Data de publicação: 30/11/2012
Por Prefeitura de Belo Horizonte
Os curadores do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), evento promovido pela Fundação Municipal de Cultura, já estão às voltas com os preparativos para a próxima edição, que acontece de 13 a 17 de novembro do ano que vem em Belo Horizonte. O quadrinista Laerte já foi anunciado como o próximo homenageado do FIQ e o primeiro convidado internacional também já foi escolhido: é o quadrinista alemão Klaus Janson, ex-assistente do conhecido ilustrador e editor americano Dick Giordano e cujo primeiro trabalho de destaque foi a arte-final de “The Defenders”.
Outra novidade é a exposição “Ícones dos Quadrinhos”, no qual 100 dos principais personagens das HQs serão reinterpretados por 100 artistas de todo o mundo especialmente para o FIQ 2013. Além disso, será organizado um catálogo impresso da exposição para ser vendido exclusivamente durante o festival.
Charlie Adlard, Danilo Beyruth, Bill Sienkiewicz, João Montanaro, Tim Sale, Mike Deodato, Jeff Lemire, Rafael Albuquerque, Tim Sale, Ivan Reis, Ryan Sook, Gustavo Duarte, Ron Garney, Phil Hester, Mike McKone, Rafael Grampá, Dave Johnson, Rafael Coutinho, Eduardo Risso, Renato Guedes e Alex Maleev são apenas alguns dos artistas que aceitaram o convite e estão criando desenhos inéditos para a mostra. Além das ilustrações, o público terá a chance de ver itens raros relacionados a cada personagem, de tiras de jornal do final do século 19 a desenhos de artistas seminais desses personagens.