A Exposição “Só à distância mostra-se os dentes” de Hortência Abreu e Ricardo Burgarelli, termina dia 26 de outubro, na Galeria da Biblioteca Universitária, promovida pela Universidade FUMEC.
Os artistas, mestres em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais, assinalam que a referida instalação “é fruto de uma pesquisa artística sobre o imaginário do conflito conhecido como a Guerra do Paraguai. O projeto dá visibilidade a aspectos pouco conhecidos ou omitidos dos fatos históricos, englobando uma espécie de não dito da historiografia brasileira, já que, em outros países latino-americanos, há uma crítica efetiva sobre o posicionamento do Brasil no conflito”.
A pesquisa artística para a mostra teve início em 2015, originando o projeto de instalação. A proposta é “uma atualização do episódio a partir das imagens geradas sobre o conflito e que se relaciona com contextos políticos e socioeconômicos adjacentes”. O objetivo “é reatualizar um imaginário sobre a guerra, tecido a contrapelo do posicionamento político do estado brasileiro em relação às narrativas da guerra, em cuja historiografia predomina o ocultamento de seu papel na devastação do Paraguai. É de nosso interesse dar atenção ao poder simbólico da representação e trazer para o centro das reflexões certas figuras que emergem desse conflito, como descendentes de africanos escravizados, alistados compulsoriamente durante a guerra e crianças paraguaias obrigadas a participar de combates”.
SERVIÇO
Evento: Só à distância mostra-se os dentes
Data: Até 26 de outubro
Hora: 7h30 às 22h (segundas e sextas-feiras) | 8h às 12h (aos sábados)
Local: Biblioteca Universitária, Universidade FUMEC, rua Cobre 200 – bairro Cruzeiro