A presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), foi convidada do encontro “De volta para casa: Biblioteconomia Escolar nos eventos de Maastricht (Holanda) e CBBD (São Paulo)”, promovido pela Praxis, na tarde da última quarta-feira (26/08), em Belo Horizonte. O evento teve o objetivo de compartilhar experiências debatidas nos congressos de Maastricht (Holanda) e do CBBD (São Paulo).
Carla Floriana, da Praxis; Izabela Capovilla , gestora da Praxis, e Mariza Martins Coelho, presidente do CRB-6
A iniciativa de realizar o evento partiu de Izabela Capovilla (CRB-6/1293), gestora da Praxis, e da Bibliotecária da rede municipal de ensino Lília Santos (CRB-6/1776). Para a presidente do CRB-6, o encontro foi de grande relevância. “É um momento que temos para aprender coisas novas, conhecer a realidade de outros locais e as experiências de outras instituições que estão do nosso lado e a gente não conhece”, afirmou.
A Biblioteconomia Escolar foi o destaque das discussões – o assunto foi tratado durante o CBBD. Outros temas abordados foram a importância da leitura na infância e do desenvolvimento do hábito, a função da biblioteca como fonte de aprendizagem, o modelo ideal desse espaço em uma instituição de ensino e a necessidade de mais instituições que ofereçam o curso de Biblioteconomia no Estado.
Izabela Capovilla, gestora da Praxis , falou sobre Biblioteconomia Escolar
Confiram alguns depoimentos:
“Comecei a participar do evento da nossa Associação Internacional de Biblioteconomia Escolar por volta de 2005. O último foi esse, de Maastrich (Holanda), para onde viajei acompanhada de outros seis colegas. O conhecimento adquirido será de grande relevância para todos os que participaram.” (Professora Bernadete Campello – UFMG).
“Participar do CBBD foi muito importante para mim. A gente tem contato com colegas do Brasil inteiro. Eles apresentam seus trabalhos, nos mostram os seus pontos de vista sobre temas diversos, proporcionando uma grande troca de experiências. Percebi que os teóricos que estudam em outros países têm uma experiência diferente da nossa e isso serviu para me alertar para questões que eu não conseguia enxergar”. (Sindier Antonia – Comissão de Bibliotecas Escolares do CRB-6)
“Participar do evento promovido pela Praxis foi enriquecedor! Saí de lá revigorada pelas palavras motivacionais dos colegas e por perceber que não estou sozinha em minha luta diária. Eventos como esse têm muito a acrescentar à nossa prática e vida cotidiana. Agradeço pela divulgação e pela oportunidade de participar”. (Aline Quintanilha – CRB: 3016)40