Os bibliotecários comemoram em agosto 50 anos da regulamentação da profissão. O jubileu de ouro não passará em branco. No próximo dia 17, serão realizados em Brasília dois importantes eventos para marcar a passagem da data. Pela manhã, o Plenário da Câmara dos Deputados promove uma sessão solene, requerida pelo deputado Espiridião Amin (PP/SC). Já à tarde, o auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, sediará um seminário com o tema Políticas Públicas para Bibliotecas.
A presidente do CRB-6, Mariza Martins Coelho (CRB6-1637), e a vice-presidente, Denise Aparecida Teixeira Ramos (CRB-6/1000), estarão presentes.
Confira quatro depoimentos sobre as comemorações do jubileu de ouro:
Regina Céli de Sousa (CRB-8/2385)
Presidente do CFB
Nesses 50 anos, temos um legado histórico, de muita luta pela valorização da profissão, mas também de avanços e inovações, enriquecida pelas tecnologias, processos e padrões de organização da informação, portanto devemos comemorar a data com a revalidação social do nosso compromisso, reconhecendo e louvando as conquistas, avaliando com honestidade os erros, e utilizando-os para aprimorar acertos de forma a subsidiar o planejamento da comunidade bibliotecária para os próximos 50 anos.
Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637)
Presidente CRB-6
Os 50 anos da regulamentação da profissão têm que ser comemorados com muita alegria. Já obtivemos muitas vitórias, avançamos em muitas áreas, mas temos que ter a consciência de que há um caminho muito grande a percorrer.
Kátia Pacheco (CRB-6/1709)
Conselheira Federal e Representante de Minas no CFB e ex-presidente do CRB-6
Nesses 50 anos de regulamentação da profissão percebemos que, com o passar dos anos, ela passou a ser mais valorizada pela sociedade. O mercado de trabalho ampliou bastante, mesmo com o advento da tecnologia. Muitas pessoas temiam que houvesse uma diminuição das vagas, mas o que temos visto é justamente o contrário.
Para comemorar a data o CFB vai lançar um livro durante as solenidades que acontecem em Brasília, no dia 17 de agosto, contando sobre a atuação tanto do Conselho Federal quanto dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia. A todos que puderem comparecer, fica aqui registrado o nosso convite.
Paulo da Terra Caldeira (CRB-6/176)
Professor e ex-presidente do CRB-6
Chegar aos 50 anos da regulamentação da profissão é algo bastante importante não só para a classe, mas também para a população, haja vista o número bastante expressivo de escolas de Biblioteconomia em nível de graduação, mestrado e doutorado. A Biblioteconomia já reúne um referencial teórico que justifica o status alcançado por ocasião do jubileu de ouro. Para o profissional é muito bom, pois ele pode contar com uma estrutura que o apoia.
Hoje, percebe-se que o profissional utiliza todo o aparato tecnológico em seu favor. Tais tecnologias são muito importantes para aprimorar a prestação de serviços aos usuários, possibilitando, por exemplo, a recuperação da informação de uma forma mais rápida e com qualidade.