O cartunista Ziraldo e a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, também foram homenageados
A bibliotecária Cláudia Andrade de Barros (CRB-6/1763), especialista em Educação Infantil e Desenvolvimento, recebeu a Medalha de Honra 2016, outorgada a ex-alunos ilustres da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no dia 3 de outubro. A homenagem, parte das comemorações dos 90 anos da instituição, foi concedida a 15 personalidades, como o cartunista Ziraldo, graduado pela Faculdade de Direito em 1957, e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia Antunes Rocha, mestre em Direito pela UFMG.
Homenageada por indicação da Escola de Ciência da Informação (ECI), Cláudia vê na premiação o reconhecimento do trabalho de toda uma vida. “É muito gratificante estar ao lado de pessoas tão relevantes para a sociedade. Além disso, é o reconhecimento também do curso de Biblioteconomia. Pode-se dizer que, na era da informação, todos os cursos dependem do nosso. Todos precisam de informação para que haja uma formação, pois ela é a base de tudo. Quem faz essa ponte é, justamente, o bibliotecário”, observa.
A bibliotecária recebeu a medalha das mãos do diretor da Escola de Ciência da Informação, Carlos Alberto Ávila Araújo. A presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), foi representada pelo tesoureiro Álamo Chaves (CRB-6/2790). “O reconhecimento prestado pela UFMG, por meio da Medalha de Honra entregue a estes ex-alunos, é uma expressão da importância atribuída aos profissionais que desenvolvem ações em prol de uma sociedade melhor e mais justa. Ter uma bibliotecária entre os agraciados fortalece nossa área de trabalho e mostra que o CRB-6 acerta ao empreender esforços para divulgar a profissão”, afirma o conselheiro.
Presente no evento, a professora Lígia Maria Moreira Dumont, ex-diretora da ECI, destaca a importância da homenagem a uma profissional da área. “Fomos galgando nosso caminho e demonstrando nosso valor, desde 1950, quando o curso foi criado na Universidade. A medalha coroa uma luta da classe e dos professores e alunos da área”.
O diretor da ECI reforça a avaliação. “Nossa escola é uma referência nacional e eventos como esse mostram à sociedade a diferença que fazemos. Premiar essas pessoas por seus méritos é também uma maneira de sinalizar a importância de todos aqueles que formamos. A presença da Cláudia é muito importante. Ela é uma bibliotecária que atua em diversas frentes e, ao homenageá-la, homenageamos todos aqueles que passaram pela ECI em 66 anos”.
A homenageada
Cláudia Andrade de Barros graduou-se em Biblioteconomia pela UFMG, em 1992. É especialista em Educação Infantil e Desenvolvimento e atuou por 15 anos na coordenação de bibliotecas escolares da Região de Venda Nova, como funcionária da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Em 2008, foi agraciada com a Medalha Etelvina Lima, concedida pelo CRB-6 a profissionais de destaque da Biblioteconomia em Minas Gerais. Atualmente, integra o Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (GEBE) da ECI/UFMG e coordena o Centro de Educação Ambiental Venda Nova na Gerência de Jardins e Áreas Verdes, órgão da PBH.