(Crédito: Divulgação)
Reconhecido como uma prática de estímulo à leitura, escrita literária e senso crítico dos jovens, o Slam é uma batalha de poesia microfonada, em que a voz e a expressão corporal dão o tom. Uma dica para conferir novos talentos desta arte é a final do Slam Interescolar Capixaba 2019, que chega a sua terceira edição na Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), no próximo sábado (31), às 14 horas.
Na final competem os estudantes de escolas públicas do Estado que venceram as disputas internas. Os competidores precisam declamar rimas de autoria própria em até cerca de três minutos. O júri é escolhido a partir da plateia e avalia com notas de 0 a 10. O vencedor irá representar o Estado na fase nacional, em São Paulo, no dia 2 de novembro.
De acordo com a subsecretária de Estado de Políticas Culturais, Carolina Ruas, o Slam Interescolar é um ótimo exemplo de interação entre cultura e educação para uma formação voltada para o pensamento crítico e cidadão.
“É uma linguagem contemporânea e dinâmica que ganhou o mundo inteiro por meio da atuação dos jovens de periferia, que encontram na palavra uma forma de expressar seus pensamentos, seus sentimentos e, principalmente, uma forma de enxergar a potência do seu corpo no mundo. Os estudantes do Slam são, na verdade, poetas em formação”, declarou.
Segundo um dos coordenadores do evento e representante do coletivo Slam ES, John Conceito, o objetivo de atuar nas escolas é servir como projeto de incentivo à leitura e estímulo à escrita, formando leitores por meio do contato com a poesia.
“Os Slams têm mostrado para o grande público, especialmente da periferia, que todos temos direito à palavra, todos podemos ter voz e não só as vozes reconhecidas pela academia podem e devem ser ouvidas. Os Slams nos ensinam que uma praça pode ser um espaço de aprendizagem. E que a literatura não tem dono: assim como a língua, ela é um direito de todos”, afirmou John Conceito.
Serviço
Slam interescolar capixaba 2019
Quando: dia 31 de agosto (sábado), às 14h
Onde: Biblioteca Pública Estadual – Avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá
Entrada franca