Na véspera do Dia das Crianças, alunos de escolas públicas de Juiz de Fora ganharam uma comemoração diferente: uma tarde dedicada ao lançamento do livro “Criança Poesia”, primeira obra de Sophia Aburjaile, de 10 anos, natural de Belo Horizonte. O objetivo foi mostrar que a leitura pode abrir portas em qualquer idade. O evento ocorreu na tarde de sexta-feira (11) no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, no Centro da cidade.
A escritora contou para a plateia sua história, motivações e também respondeu às perguntas. O livro contém 18 poesias, inspiradas pelas pequenas coisas do cotidiano. Para a escritora mirim, a obra representa a realização de um sonho. O livro é dedicado aos pais, já que foram eles que estimularam na autora o gosto pela literatura ao contarem histórias para ela quando ainda era pequenina. “Iniciamos com os clássicos infantis. Ela foi pedindo e precisamos procurar cada vez mais. É muito prazeroso. O trabalho dela está fluindo”, contou a mãe da escritora mirim, Wadia Namen. Para o pai, Arnaldo Aburjaile, a leitura ajuda na formação da criança. “Nós acreditamos que a leitura colabora com a cidadania”, explicou.
Segundo a autora, o evento realizado junto aos estudantes teve um significado maior do que o lançamento em si. Sophia acredita que pode mudar o mundo. “Eu quero mostrar para elas como é bom ler e escrever. É muito bom ser escritor e incentivar a leitura, a educação. A leitura é base de tudo, é fundamental para um país melhor”, destacou a autora.
As palavras de Sophia ajudaram a incentivar crianças como Isabela Rosa, de 8 anos, que também gosta de escrever. “Eu acho que um dia pode ser minha vez”, comentou.
Fonte: G1 Zona da Mata